Blogs

Após denúncias de danos ambientais e estruturais, extração de areia é suspensa em Feliz Deserto

Por Política em Pauta 18/02/2025 12h12
Por Política em Pauta 18/02/2025 12h12
Após denúncias de danos ambientais e estruturais, extração de areia é suspensa em Feliz Deserto
Prefeito de Feliz Deserto, Jorge Nunes - Foto: Redes Sociais

O prefeito de Feliz Deserto, Jorge Nunes (PP), suspendeu a licença para a extração de areia no município até que a empresa Geomineração Exploração Mineral Ltda se manifeste sobre os danos ambientais provocados pela atividade de mineração. A decisão foi tomada após denúncias de moradores do Loteamento Paraíso do Sul, que relataram rachaduras em suas casas, possivelmente causadas pela extração de areia.

No ofício enviado à empresa no dia 11 de fevereiro, o prefeito informa que, após vistoria nas residências afetadas, decidiu suspender preventivamente a licença até que estudos técnicos sejam realizados para avaliar os impactos da atividade na infraestrutura local. Além disso, a empresa foi notificada para apresentar esclarecimentos e possíveis medidas de ressarcimento para os moradores afetados.

A Geomineração negou irregularidades e alegou que sempre operou dentro da legalidade, com todas as autorizações necessárias dos órgãos competentes. Em nota, a empresa criticou a cobertura midiática sobre o caso e afirmou que as denúncias são infundadas e alarmistas.

A empresa também esclareceu que não realiza o transporte da areia extraída, atribuindo essa atividade a terceiros. Além disso, garantiu que o fluxo de caminhões é controlado e que a rota utilizada para o transporte é a mesma há décadas, servindo para o escoamento de outros produtos como cana-de-açúcar e combustíveis.

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) foi questionado sobre as denúncias e afirmou que a licença ambiental da empresa não prevê o uso de explosivos ou atividades que possam comprometer a estrutura de imóveis próximos. O IMA informou ainda que irá intimar os responsáveis pela empresa para prestar esclarecimentos.

Antes da suspensão da extração de areia, movimentos sociais e moradores da região divulgaram uma "Carta Aberta à Sociedade Alagoana", denunciando os impactos socioambientais da mineração na região. Além disso, novas evidências, incluindo fotos de rachaduras em casas, foram anexadas a uma denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF).

A reação da Geomineração às denúncias foi considerada intimidadora por líderes comunitários. A empresa chegou a entrar com processos contra o prefeito Jorge Nunes e um morador que denunciou os impactos da mineração.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts