Blogs
MPF recomenda urgência na regularização do transporte escolar em Maceió

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou, na quinta-feira, 13, uma recomendação urgente à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para que sejam adotadas medidas imediatas visando a normalização do transporte escolar em toda a cidade. A iniciativa ocorre em resposta às recentes manifestações de pais e responsáveis por alunos que ficaram sem acesso ao serviço.
A recomendação determina que a Semed promova, sem demora, a substituição dos veículos retirados de circulação por inadequação e insegurança, garantindo a continuidade do serviço de forma regular e segura. Ademais, a prefeitura deve assegurar que os veículos e motoristas atendam aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Instrução Normativa nº 01/17 do Detran-AL e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Outro ponto abordado pelo MPF é a necessidade de evitar a superlotação dos veículos, garantindo que nenhum aluno seja prejudicado. Caso haja necessidade de suspensão temporária das aulas para adequação do transporte, a Semed deve apresentar, no prazo de até 10 dias úteis, um novo calendário escolar para assegurar o cumprimento dos dias letivos.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dispõe de programas e repasses específicos para o financiamento do Transporte Escolar (PNATE) com recursos federais, o que reforça a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos para garantir o serviço.
Antes da recomendação, o MPF já havia oficiado à Semed, no dia 12 de fevereiro, solicitando esclarecimentos sobre a indisponibilidade do transporte escolar no bairro Santos Dumont. O pedido foi motivado pela denúncia de uma mãe residente no bairro Eustáquio Gomes, que relatou a falta de transporte para mais de 20 crianças que dependem do serviço para frequentar a unidade Gigantinho, localizada no bairro Santos Dumont.
Embora o prazo para resposta ao ofício ainda esteja vigente, os recentes protestos reforçaram a necessidade de intervenção urgente para evitar prejuízos à comunidade escolar.
Destaca-se que a Recomendação Conjunta nº 05/2025, expedida anteriormente pelo MPF em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), tratava especificamente do transporte escolar para alunos do Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Maceió (EJAI). No entanto, a nova recomendação expedida na quinta-feira abrange toda a rede municipal de ensino, visando garantir um transporte seguro para todos os estudantes.
Até o momento, a Semed não se manifestou sobre o cumprimento das medidas exigidas na recomendação conjunta enviada em 7 de fevereiro.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Em final emocionante contra o Fluminense, Flamengo conquista o Campeonato Carioca 2025

Colisão entre carros deixa um ferido e causa congestionamento na Fernandes Lima, em Maceió

Com chuva de pétalas, sepultamento de dona Helena, matriarca do Grupo Coringa, comove Arapiraca

Incêndio em residência assusta moradores de Fernão Velho, em Maceió
