Blogs
Governo de Alagoas pauta reforma agrária em encontro com representantes do Incra e movimentos sociais

Dirigentes de movimentos sociais de luta agrária estiveram reunidos com a diretora da Câmara Nacional de Conciliação Agrária, Carolina Morishita, na quarta-feira, 12, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. O encontro, intermediado pelo Governo do Estado, discutiu o andamento das ações de reforma agrária que envolvem as terras da massa falida das usinas Laginha e Guaxuma.
A reunião contou ainda com a participação do diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e do superintendente do Incra em Alagoas, Júnior Rodrigues do Nascimento.
De acordo com Carolina Morishita, o interesse do Incra nacional nas áreas ocupadas pelas organizações está documentado, e o Governo Federal se mantém comprometido com a destinação das terras à reforma agrária. Atualmente, cerca de 5 mil famílias encontram-se acampadas em propriedades rurais dos municípios de União dos Palmares e Coruripe. “Esse momento de diálogo com os movimentos reforça a partilha de um histórico de lutas e fortalece a parceria entre as instituições para que possamos seguir com os encaminhamentos”, afirmou Carolina.
Com agenda em Alagoas, ela se reunirá com representantes do Poder Judiciário e participa, nesta sexta-feira (14), de uma audiência com a Comissão de Soluções Fundiárias.
Para a coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), Débora Nunes, “a reunião reafirma a disposição das organizações em continuar fazendo luta para que de fato as terras possam ser transformadas em assentamentos da reforma agrária, gerem produção e contribuam para o desenvolvimento do estado”.
Representando o Governo de Alagoas, o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, classificou a pauta como uma “necessidade social”, enfatizando a urgência de um entendimento imediato entre todas as partes envolvidas no processo diante da problemática das reintegrações de posse. “O governador Paulo Dantas está comprometido com a manutenção de um diálogo construtivo e colaborativo com os movimentos sociais e o Estado segue empenhado em garantir a preservação da dignidade dessas famílias”, salientou o gestor do órgão de terras.
Participaram do encontro lideranças da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Lutas (FNL), Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), Via do Trabalho e Terra Livre.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Conserto de motobomba vai regularizar abastecimento de água em quatro municípios do Sertão

PM promove aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis

Dois dias antes de gravar novo EP, cantor Rafa Diniz morre afogado no Rio São Francisco

Ronda no Bairro e Bombeiros socorrem homem em situação de rua, vítima de espancamento
