Blogs
A partir de 2025, Câmara de Maceió terá 16 vereadores ao lado de JHC e 11 parlamentares de oposição
As eleições para a Câmara Municipal de Maceió, realizadas no último domingo, 06, resultaram em uma nova configuração no Legislativo municipal, que será composta por 27 vereadores a partir de 2025. A bancada de apoio ao prefeito João Henrique Caldas (JHC), reeleito com 83,25% dos votos válidos, contará com 16 vereadores, enquanto a oposição será representada por 11 parlamentares, o que promete intensificar os debates entre Executivo e Legislativo nos próximos anos.
A base governista, composta por partidos como PL, Progressistas, União Brasil e Podemos, elegeu nomes de destaque, como Luciano Marinho (PL), o vereador mais votado, com 14.777 votos. Além dele, outros parlamentares já conhecidos, como Davi Davino (Progressistas), Galba Netto (PL) e Marcelo Palmeira (PL), também reforçam a base de JHC. No entanto, a oposição vem forte, com nomes expressivos de diferentes partidos, como MDB, PSB, PT, PSD e Solidariedade.
O MDB, principal partido de oposição, elegeu quatro vereadores: Zé Márcio Filho, Kelmann Vieira, Allan Pierre e Fátima Santiago, que prometem uma atuação rigorosa de fiscalização da gestão do prefeito. O PSB terá dois representantes, Milton Ronalsa e Thales Diniz, que durante a campanha já indicaram que irão questionar políticas públicas adotadas por JHC, especialmente nas áreas de infraestrutura e serviços públicos.
A federação PT/PV/PCdoB conseguiu eleger Teca Nelma e Silvio Camelo Filho, que devem focar em pautas progressistas, com atenção para a saúde, educação e assistência social. O ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) também foi eleito, trazendo sua experiência administrativa para o Legislativo, e destacou que sua prioridade será a fiscalização das ações da atual gestão.
Além desses, Aldo Loureiro (PDT) e Silvânia Barbosa (Solidariedade) completam o bloco oposicionista, com a promessa de manter um diálogo crítico com o Executivo.
Apesar da configuração atual, os bastidores indicam que alguns parlamentares da oposição já estariam em conversas com a Prefeitura, o que pode alterar a correlação de forças no Legislativo. Fátima Santiago e Silvânia Barbosa são apontadas como possíveis aliadas do governo, o que, se confirmado, fortalecerá ainda mais a base do gestor municipal, que pode chegar a 20 vereadores, facilitando a aprovação de projetos de JHC.
Com a nova composição, a Câmara de Maceió se prepara para ser palco de intensos debates, onde a governabilidade do prefeito dependerá de sua habilidade em manter o diálogo e negociar com diferentes setores políticos.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Grave acidente deixa homem morto, após colisão entre moto e carro na BR-316, em Atalaia
Mulher confessa assassinato do marido com garfo de churrasco após discussão em Maceió
Motorista foge sem prestar socorro após atropelar grupo de pessoas, na faixa de pedestres em Maceió
Homem baleado e morre em Hospital, em Canapi, no Sertão alagoano

