Blogs
João Catunda ignora legislação eleitoral e revela número de campanha antes do prazo
Candidato a reeleição em Maceió, o vereador João Catunda foi flagrado violando dois importantes quesitos da legislação eleitoral. A irregularidade foi constatada , pela equipe de reportagem da Folha de Alagoas, quando passava pelo comitê de campanha do político, em Maceió.
A infração ocorre com a exposição de uma grande placa azul que cobre toda a fachada do comitê, exibindo o número de candidatura de Catunda antes do período permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, a utilização do nome de urna do candidato também não está em conformidade com as normas estabelecidas pelo TSE.
De acordo com a resolução nº 23.610/19, artigo 14, a divulgação do número e nome do candidato, bem como da designação do partido, coligação ou federação, nos comitês centrais, é considerada propaganda eleitoral e só pode ser realizada a partir de 16 de agosto, data que marca o início da campanha para as eleições municipais de 2024.
A violação da legislação eleitoral pode acarretar diversas penalidades, conforme estipulado pela Lei nº 9.504/97.
Em nota, a assessoria de comunicação do vereador afirmou que a plotagem realizada pela gráfica responsável ocorreu sem prévia autorização da equipe de campanha. "Destacamos ainda que a foto que circula foi tirada durante o processo de montagem da fachada. Após a finalização dos trabalhos, a fachada seria coberta para adequação às normas eleitorais", diz um trecho da nota.
Veja a nota na íntegra
Em virtude da reportagem publicada no jornal Folha de Alagoas nesta quinta-feira (15), que apontou supostas irregularidades no comitê do vereador João Catunda, informamos que a plotagem realizada pela gráfica responsável ocorreu sem prévia autorização da equipe de campanha.
Destacamos ainda que a foto que circula foi tirada durante o processo de montagem da fachada. Após a finalização dos trabalhos, a fachada seria coberta para adequação às normas eleitorais.
O contrato oficial com a referida gráfica tem início a partir do dia 16 de agosto de 2024, data que marca o início do período permitido pela legislação eleitoral para a veiculação de materiais de campanha, conforme as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já adotamos as providências necessárias quanto ao caso.
Reafirmamos o compromisso da campanha de João Catunda com o respeito à legislação eleitoral e à transparência em todas as nossas ações.
Assessoria de Comunicação Campanha de João Catunda
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Inscrições para cursos gratuitos OxeTech são prorrogadas em dez municípios, incluindo Arapiraca
Falta de acessibilidade faz idosa ter de se arrastar para sair de casa no Espírito Santo
Relatório de comissão de mortos e desaparecidos conclui que Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditadura
Crochê transforma a vida de estudantes em Palmeira dos Índios

