Blogs

Programa Saúde em Foco vira tema de TCC em Universidade de Medicina de Alagoas

Por Paulo Marcello 20/01/2024 16h04 - Atualizado em 20/01/2024 16h04
Por Paulo Marcello 20/01/2024 16h04 Atualizado em 20/01/2024 16h04
Programa Saúde em Foco vira tema de TCC em Universidade de Medicina de Alagoas
Podcast Saúde em Foco vira tema de TCC de alunas de medicina do Cesmac - Foto: Cortesia

O Saúde em Foco da NN 91,5 FM de Arapiraca (AL), que já venceu o prêmio Best Business na categoria ‘Melhor Podcast da Cidade’, por dois anos consecutivos, acaba de ganhar mais um reconhecimento e desta vez o aplauso vem da comunidade acadêmica, por meio da monografia: “Podcast como educação em saúde na atenção primária: um relato de experiência”. 

As responsáveis pelo trabalho são alunas do curso de medicina do Cesmac/Arapiraca e o trabalho sobre o podcast, apresentado diariamente no canal do Youtube e na Rádio NN 91,5 FM, é tornado público internacionalmente. As três acadêmicas Ioli Menezes, Gabrielle Brasil e Renata Nobre, conseguiram a publicação do TCC que contou com a supervisão da Dra. Midyan Rebeca. 

A informação foi confirmada em postagem do idealizador e apresentador do programa, há mais de 10 anos no ar, André Pepes, em sua página no Instagram, nesta semana. O radialista externou seu agradecimento e destacou que, a partir de agora, o Podcast Saúde em Foco cruza as fronteiras, lugares que nunca chegou a imaginar.

“O maior prêmio que podíamos receber!!
O Saúde em Foco foi tema do TCC de 3 formandas de @medicinacesmac sob a supervisão da @dra.midyan.novaes.
Com uma publicação nos anais da medicina mundial, o nosso podcast foi objeto do trabalho por elas apresentado.
Nosso agradecimento à Deus em primeiro lugar, aos meus gestores @edmilsonoliveirabarbosa @dr.edmilsonbarbosa, @cassio_pantera07, a @radionnfm e às alunas com os quais tivemos muitas entrevistas e sua preceptora pela confiança e oportunidade.
Agora o Saúde em Foco com André Pepes cruzou todas as fronteiras. Lugares que nunca imaginamos.
Deus seja louvado!! À Ele toda honra e glória!”.


Sobre o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso 

A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada porta de entrada do Sistema Único de Saúde e é composta vários requisitos, dentre eles a educação em saúde, que tem como objetivo acesso e difusão de informações para usuários. Dessa forma, o uso de novas tecnologias para auxiliar nesse processo é imprescindível, sendo o podcast uma maneira de acesso fácil ao conhecimento com finalidade de promoção de saúde, uma vez que tem uma grande capacidade de alcance da população. 

O objetivo desse estudo é relatar a experiência de três internas de medicina no Podcast ‘Saúde em Foco’, via YouTube e Rádio NN, durante o estágio de Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva do internato. Os podcasts foram produzidos sob orientação da preceptora do internato e com auxílio da equipe do programa. 

Os temas discutidos durante as participações foram escolhidos de acordo com a vivência na APS e comorbidades mais vistas durante o estágio, sendo feita uma divulgação prévia através das redes sociais para atingir o público-alvo. Assim, evidenciou-se a importância de podcasts com temáticas relacionadas a saúde como meio de promover saúde de forma difusa, fácil e popular.