Blogs
Maceió afunda desde 2004, apontam técnicos durante Audiência Pública presidida por Alfredo Gaspar

A Comissão que monitora o Colapso do Solo em Maceió realizou uma audiência pública na Câmara dos Deputados na terça-feira (12) para tratar da situação que atinge a capital alagoana desde 2018 e o agravamento da situação, com o afundamento da mina-18, no bairro do Mutange.
A audiência, coordenada pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União) e com a participação do deputado Marx Beltrão (PP), trouxe à tona informações importantes disponibilizadas por técnicos dos órgãos de fiscalização, incluindo imagens de satélites que indicam que o afundamento provocado pela extração de sal-gema teve início em 2004 e teria se agravado devido à negligência dos órgãos fiscalizadores.
“Essa informação ficou muito clara e mostra que só chegamos a esse estágio trágico por conta da leniência dos órgãos de fiscalização. Tudo isso poderia ter sido evitado”, afirma o coordenador da Comissão, deputado Alfredo Gaspar.
O parlamentar ressaltou a necessidade de soluções para as vítimas desse crime, como pescadores e marisqueiras, e apontou a responsabilização daqueles envolvidos no desastre. "A Braskem, com sua ganância irresponsável, prejudicou a vida de mais de 60 mil pessoas, retiradas de suas casas, de seus comércios, das praças, das igrejas, dos lugares que amavam, não por vontade própria, mas porque o crime impôs isso a todas elas. E, hoje, enquanto agentes políticos, precisamos de soluções para todas as vítimas, principalmente para os recém atingidos com os novos colapsos, como os pescadores, as marisqueiras, e todos que estão nas bordas desse crime, sofrendo com a angústia de não saber se vão cair dentro de um buraco”, aponta.
Alfredo Gaspar encerrou sua fala responsabilizando a Braskem, seus controladores, executivos e todos que participaram direta ou indiretamente da maior tragédia socioambiental no país. “Eles têm uma dívida considerável com Maceió e seu povo, e eu espero que tenham a responsabilidade de nunca mais operar em áreas habitadas. Esse crime tem culpados, e todos devem ser responsabilizados".
Além dos deputados Alfredo Gaspar e Marx Beltrão, participaram online os deputados Fábio Costa e Rafael Brito, membros da Comissão.
Já os convidados que participaram do evento foram Helder Pasti, superintendente Substituto de Fiscalização da Agência Nacional de Mineração - ANM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, e Francisco Valdir, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, Leandro Kuhlmann, pesquisador da CPRM; Paulo Roberto Farias Falcão, diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil - DOP, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e pelo Instituto do Meio Ambiente Jean Paul Pereira, e Ricardo César, Coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL.
Confira a íntegra da Audiência Pública:

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

IA criada em Maceió pode acelerar atendimento de mulheres com câncer de mama pelo SUS

Pouco mais de um mês após retransplante renal, Faustão chega de cadeira de rodas ao casamento da filha

Quase 9 quilos de maconha e pistola de uso restrito são apreendidos em ações de motopatrulhamento em Maceió

1ª Corrida Alagoas Sem Fome arrecada cerca de 2 toneladas de alimentos para instituições do estado
