Blogs
Governo anuncia retorno do DPVAT no ano que vem, mas com novo nome
O seguro obrigatório pago por donos de veículos (DPVAT) está com a cobrança suspensa desde 2021, mas o governo federal já apresentou à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei Complementar para garantir a retomada da cobrança a partir de 1º de janeiro de 2024 e que passará a ser chamado de SPVAT.
O projeto prevê que a Caixa Econômica (CEF) continue responsável pela gestão dos recursos do seguro obrigatório, que pelo texto será rebatizado e ganhará o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
Segundo o governo, os recursos excedentes, que permitiram a suspensão da cobrança nos últimos anos, acabaram e a retomada da cobrança é necessária para manter os pagamentos ao longo do ano que vem.
Os valores do prêmio e das indenizações do SPVAT ainda não foram definidos, mas já se sabe que, caso aprovado, o licenciamento de veículos voltará a ser condicionado ao pagamento do valor do seguro, como era antes.
Ou seja, o motorista que não pagar o SPVAT não vai poder licenciar o veículo e ficará com a documentação irregular – ficando sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito. No último ano em que foi cobrado, em 2020, o DPVAT custou R$ 5,23 para carros de passeio e R$ 12,30 para motos.
O pagamento do seguro está previsto em lei. Ele usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito.
Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Cruzeiro de Arapiraca anuncia Humberto como novo técnico para nova fase da equipe
Hospital de Emergência do Agreste acolhe mais de 340 pessoas no final de semana do Dia de Finados
Homem com mandado de prisão por homicídio é capturado pela PM em Traipu
Homem é esfaqueado no bairro Manoel Teles, em Arapiraca

