Blogs
Palmeira dos Índios pede afastamento de conselheiros tutelares após denúncia de uso indevido do Bolsa Família

O prefeito de Palmeira dos Índios, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade decidiram por pedir o afastamento das pessoas relacionadas ao caso de uso indevido do Bolsa Família da cidade em campanhas para o Conselho Tutelar.
A decisão foi tomada durante reunião extraordinária na última segunda-feira, 25. “Dada a gravidade das denúncias, iniciamos uma investigação técnica e rigorosa. O município não tolera tais práticas e todos os envolvidos serão responsabilizados legalmente, conforme a recomendação do Conselho”, destacou o controlador-geral do Município de Palmeira dos Índios, Marcondes Oliveira.
Foi recomendado o afastamento de três conselheiros tutelares, identificados como Tiago José Silva da Costa, Aguinaldo Tenório de Barros e Cleiton Rafael Holanda Ferreira.
Toda situação de uso indevido do Bolsa Família em campanhas para conselheiros está sendo acompanhada pelo Ministério Público do Estado e com atuação de controle externo e investigação da Polícia Federal.
Porém denúncias apontam que além de conselheiros tutelares, vereadores e secretários municipais também estariam envolvidos no caso.
Um dos alvos do afastamento Cleiton Rafael Holanda Ferreira afirma não ter sido notificado da decisão do CMDCA de Palmeira, e afirma que ainda é candidato a conselheiro no próximo domingo, 01. Ele afirma que foi um dos responsáveis por fazer as denúncias contra o esquema de uso indevido do Bolsa Família, inclusive levando o caso à Polícia Federal, em julho deste ano. Cleiton Rafael diz que atualmente está em um embate com a gestão municipal.
Esta não é a primeira vez que Holanda levanta suspeitas sobre a gestão do programa; documentações e protocolos revelam uma série de comunicações anteriores à PF e à Controladoria Geral da União, relatando supostos pedidos e favorecimentos ilícitos.
Segundo Rafael Holanda, existe uma manipulação evidente do Bolsa Família no município. Em uma das denúncias, ele relata que o número de indígenas em Palmeira tem previsão de dobrar na cidade. O processo para cadastro e pagamento, segundo ele afirma, é acelerado quando é feito para indígenas.
Holanda, que trabalhou por nove anos como entrevistador do Bolsa Família, alega que durante sua atuação, 90% dos membros foram nomeados por vereadores.
“Eles me perseguem porque nunca fiquei calado diante dos desmandos políticos que presenciei e sempre denunciei no tempo em que trabalhei no Bolsa Família. Aquilo é uma máfia; até defunto recebe do Bolsa Família em Palmeira. E tudo o que relato aqui está denunciado junto à Polícia Federal. É o prefeito que coloca as pessoas no Bolsa Família, dando carta branca a vereadores. Estão usando meu nome na “Central do Já” fazendo visitas nas casas de beneficiários usando meu nome. Tem político por trás disso. É tudo perseguição”, denunciou o conselheiro tutelar.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Veja quem são as vítimas da chacina em Estrela de Alagoas

Penedo sedia 5º encontro estadual de dirigentes de previdências municipais

Alagoano que estava desaparecido há quase um mês é localizado no Paraguai
