Blogs

Presidente da Câmara quer explicações da CASAL sobre buracos que ficam abertos após intervenção da empresa

Por Paulo Marcello 23/08/2023 01h01 - Atualizado em 23/08/2023 02h02
Por Paulo Marcello 23/08/2023 01h01 Atualizado em 23/08/2023 02h02
Presidente da Câmara quer explicações da CASAL sobre buracos que ficam abertos após intervenção da empresa
Segundo a PMA foram mais de 1.200 buracos abertos deixados pela CASAL só em 2022 - Foto: Cortesia

As constantes reclamações da população sobre buracos nas vias de Arapiraca, ocasionados por obras e reparos da Companhia de Saneamento (CASAL) e da Concessionária Agreste Saneamento, motivou a Câmara Municipal a convocar uma audiência pública com representantes das empresas. O pedido foi sugerido pelo presidente Sérgio do Sindicato (PSDB), após explanação do vereador Wellington de Magalhães (MDB) sobre o tema. 

Durante sessão, nesta terça-feira (23), outros vereadores questionaram sobre a reincidência do problema que danifica o asfalto ou calçamento nas ruas de Arapiraca, após ser realizado algum serviço na rede de água. A data para realização desta audiência pública ainda não foi informada pela Casa de Leis.

“Não é de hoje que o povo reclama, e com razão, sobre buracos deixados nas ruas pela CASAL e muitas vezes fica a água jorrando por muitos dias, enquanto moradores ficam sem água nas torneiras. Essa é uma reivindicação do arapiraquense que paga seu imposto em dia e tem direito a ter o serviço bem executado”, destacou Fabiano Leão. 


Já o vereador Wellington de Magalhães pediu maior atenção e respeito da CASAL nesse sentido, já que o prefeito de Arapiraca realiza obras por toda cidade e por muitas vezes, dias depois, a CASAL quebra o calçamento para consertar vazamentos, efetuar ligações ou cortes e deixa o serviço inacabado, prejudicando a população e contribuindo para o risco de acidentes com veículos e pedestres. 

“A gente pede atenção da Companhia de Saneamento, já que o nosso prefeito vem asfaltando a cidade e a CASAL executa as obras, mas não repõe o calçamento ou deixa o vazamento de água nas ruas por vários dias, sem executar o serviço. Na Rua Tertuliano Barbosa, na Canafístula, por exemplo, tem cinco buracos abertos onde os serviços foram executados, mas a empresa não repôs o calçamento”, citou o vereador em entrevista ao radialista Paulo Marcello Tavares. 

Mais de 1.200 buracos  

A Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura, identificou, em 2022, mais de 1.200 buracos de obras inacabadas em ruas e avenidas, na área central e na periferia da cidade. Segundo o levantamento da administração municipal, todos os problemas surgiram após intervenções feitas pela CASAL. 

O presidente do Legislativo, Sérgio do Sindicato, se prontificou em formar uma comissão para buscar respostas das empresas CASAL e Agreste Saneamento e não descartou a possibilidade de realizar uma audiência pública na sede do Parlamento Municipal para que os serviços realizados pela prefeitura não sejam prejudicados e que a população também não sofra com estes transtornos.