Blogs
Mineração em Craíbas é alvo de ação da Defensoria Pública da União

A Defensoria Pública da União (DPU) moveu uma ação contra a Mineração Vale Verde, que realiza exploração de minério de cobre, na cidade de Craíbas, no Agreste de Alagoas. A ação Civil Pública da PDU foi ajuizada na última quinta-feira, 15.
O órgão pede condenação da Vale Verde para que ela realize estruturação de órgãos públicos, com materiais, tecnologia e equipe, a Defesa Civil dos municípios de Craíbas e de Arapiraca. Além disso, foi cobrado na Justiça Federal que sejam realizados estudos técnicos para verificar quais os impactos da exploração mineral de cobre no local e as atividades da empresa sejam fiscalizadas.
A ação foi movida pelo defensor regional dos direitos humanos de Alagoas, Diego Alves, e pretende que os órgãos ambientais e sociais tenham condições de acompanhar os riscos ligados à atividade mineradora e prestem suporte à população.
Conforme o defensor regional da DPU, desde 2021 que moradores de Craíbas convivem com rachaduras nas casas, além de poeira no ar, causando e piorando problemas de saúde em idosos e pessoas com deficiência. O órgão ressaltou que esses problemas surgiram na mesma época que foram iniciadas as explosões para extração de cobre no local. Ainda conforme a DPU, todos os documentos confirmando a segurança da atividade de mineração do local foram produzidos por empresas contratadas pela própria Vale Verde.
A DPU oficiou a Agência Nacional de Produção Mineral (ANPM), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) es Defesas Civil Nacional, Estadual e Municipais de Craíbas e Arapiraca. A DPU foi informada que não existem estudos técnicos públicos sobre o impacto da mineração na região e não há possibilidade para que eles sejam realizados, seja por falta de orçamento ou equipe especializada. A ANPM listou para a DPU apenas os relatórios produzidos pelas consultorias contratadas pela Vale Verde, mesmo documento que serve de base para acompanhamento da Defesa Civil de Craíbas.
Em nota, a assessoria da Vale Verde afirmou que tomou conhecimento da ação por meio da imprensa e ainda não tem ciência do teor do processo.
"De antemão, a companhia reforça que mantém as melhores práticas de ESG, que consistem em monitoramento ambiental contínuo estando rigorosamente dentro dos padrões exigidos na legislação brasileira e em linha com as melhores práticas internacionais", diz a nota da Vale Verde.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Detran realiza 2º leilão de 2025 com mais de 200 veículos conservados

Mais de 450 operações integradas da SSP resultam em 1.109 prisões de faccionados em três anos

Chuvas e falta de energia afetam abastecimento de água em 12 municípios

CPI das Bets: Senado aprova convocação de influenciador alagoano Carlinhos Maia para depor
