Blogs
STF analisa recurso de Arthur Lira contra processo que pode torna-lo réu por crime de corrupção

Será analisado, na próxima terça-feira, 06, se houver sessão do colegiado do STF, um recurso do deputado federal, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) em um processo ao qual ele é acusado de corrupção passiva. A ação aponta que Lira teria recebido R$ 106 mil do presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
A denúncia contra Arthur Lira foi apresentada pela PGR (Procuradoria Geral da República), porém, em abril deste ano, a PGR, que inicialmente tinha apresentado a denúncia, mudou de posição e passou a defender o arquivamento do caso, considerando que não havia provas, além dos relatos de colaboradores em delação premiada.
Em 2019, a Primeira Turma havia decidido transformar o parlamentar em réu por corrupção passiva. Na ocasião, rejeitaram denúncia por lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações do caso, foram apreendidos R$ 106 mil em dinheiro com um assessor parlamentar em 2012 quando tentava embarcar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Brasília utilizando passagens custeadas por Arthur Lira. No momento da prisão, o assessor afirmou que dinheiro pertencia ao deputado federal alagoano.
A acusação afirmava que Lira teria recebido o dinheiro em troca de apoio político para manter Francisco Carlos Cabalero Colombo no cargo de presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Em 2019, a primeira turma do STF acolheu em parte a acusação, tornando o deputado réu por corrupção passiva.
Posteriormente, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que não há elementos que justifiquem a acusação contra Lira.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Adeal mantém protocolo de prevenção a casos suspeitos de gripe aviária

Suspeito de homicídio é preso com drogas em condomínio de luxo na Barra de São Miguel

Fortes chuvas deixam 18 pessoas desalojadas em Maceió; volume em 48 horas chega ao esperado para todo o mês de maio

Ufal suspende atividades presenciais em Maceió, Rio Largo e Viçosa devido às fortes chuvas
