Blogs
Arthur Lira critica 'tratamento desonroso' de big techs com a Câmara em votação da PL das FakeNews

O deputado federal alagoano, Arthur Lira (PP), presidente da Câmara Federal, criticou, na última terça-feira, 02, o comportamento das chamadas big techs, como Google, Twitter, TikTok e Instagram, contra o Projeto de Lei das FakeNews (2.630 de 2020). Conforme Lira, as empresas protagonizaram “tratamento desonroso” e precisam ser responsabilizadas.
“Como é você tem aqui um site de pesquisa [com] um tratamento desonroso com essa Casa [dizendo] que está vendendo e votando coisas contra a população brasileira. Eu não tenho juízo de mérito, não estou defendendo o texto A ou texto B, estamos defendendo que se construa texto”, afirmou Lira em Plenária.
A votação do PL das FakeNews estava marcada para terça-feira, mas foi suspenda após pedido do relator do Projeto, deputado Orlando Silva (PC do B-SP).
Na ocasião, Arthur Lira fez referência a postura do Google, que, na última segunda-feira, 1º de maio, incluiu um link para o texto “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” na página principal do seu buscador.
O link era exibido para todos os usuários, mesmo que não estivessem pesquisando assuntos relacionados e não mostrava que seria uma sugestão de notícia. Apresentava-se como algo direcionado pela própria plataforma, contra a votação da PL das FakeNews.
O Google retirou a exibição do texto depois que o governo federal determinou que a plataforma avisasse que o anúncio em sua homepage se tratava de uma publicidade.
"Nós demos os 8 dias para que as big techs fizessem o horror que fizeram com a Câmara Federal. Eu não vi ninguém aqui defender a Câmara Federal. Num país com o mínimo de seriedade, Google e Tik Tok, todos os meios, Rede Globo e quem quiser, todos os meios, tinham que ser responsabilizados”, disse Lira, ao ressaltar que o Projeto poderia ter sido votado na semana anterior, mas havia acordado dar mais tempo para o texto ser ajustado e debatido.
Lira também afirmou que que integrantes da oposição, que é contra o projeto das fake news, têm atualmente contas em redes sociais suspensas por falta de leis sobre o assunto.
“Não posso ser criticado porque defendo que esta Casa se posicione, independentemente do mérito, a respeito de um problema que afeta mais os senhores […] Quais foram os deputados que tiveram as contas suspensas? O deputado Otoni [de Paula] ainda está com a conta suspensa, por falta de legislação”, completou Arthur Lira.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de Clubes

Autópsia do corpo de Juliana Marins será feita nesta quarta de manhã

Jornalista alagoana lança livro sobre maceioense que lutou pelo voto feminino no Brasil
