Blogs
Fé: o último elemento da aprovação
Olá, pessoal!
Nesse espaço, já conversei com vocês sobre três elementos fundamentais da aprovação, quais sejam, FOCO, DISCIPLINA e CONSTÂNCIA. Hoje vamos tratar do último elemento psicológico necessário para a aprovação em provas e concursos: a FÉ.
Para mim, a aprovação em concursos é a resultante inevitável de uma crença inabalável na sua capacidade ser aprovado aliada a um estudo com foco, disciplina e constância.
Não quero aqui fazer proselitismo religioso, mas preciso dizer sim que é preciso fé. Fé que é possível chegar, que é possível alcançar o resultado esperado.
Não por acaso, a Bíblia é um livro baseado na fé. Uma das passagens diz que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11:1).
Percebe a força disso? Certeza do que esperamos, prova do que não vemos. Isso é fé.
Fé é acreditar na aprovação mesmo quando se vê que mais de 27 mil candidatos se inscreveram para a mesma vaga que você.
Fé é acreditar que é possível, mesmo quando muitos ao seu redor dizem que concurso é algo muito difícil e que você não vai chegar lá.
Fé é ter a certeza de que um dia você verá seu nome no Diário Oficial, mesmo quando, hoje, isso pareça tão distante.
Durante a minha trajetória, surgiram diversos obstáculos (familiares, financeiros, educacionais, etc.), mas era preciso crer. Mesmo quando minha mente racionalmente dizia que aquilo não era possível, eu acreditava, e insistia, mesmo sem motivos para crer.
Ter fé é questão de sobrevivência no mundo dos concursos.
Mesmo que tudo esteja em meio ao caos, é preciso acreditar profundamente na real possibilidade de mudar tudo. Para mim, o concurso mudou tudo.
Quando saiu o concurso para Delegado Federal, eu já estava a quase seis anos no TRF4. Embora gostasse do trabalho, eu precisava mudar.
Inscreveram-se mais de 27 mil candidatos para a vaga de Delegado Federal. Será mesmo que você consegue acordar às 4h30 da madrugada para se dedicar profundamente a esse projeto, abrir mão de tempo com a família, com amigos, sem ter fé de que dará certo?
Acredito que não. Para mim, a fé (acreditar no impossível) sempre foi o estado psicológico gerador da motivação necessária para suportar o processo até a aprovação.
Portanto, alimentar a fé é necessário para que você possa resistir às pedras que surgirão no seu caminho.
Mas preciso advertir, não basta a fé cega e imóvel.
No mundo dos concursos, como já mencionei, a fé não anda sozinha. Ela é o quarto elemento da aprovação, não o único.
Assim, não fique pensando que basta rezar e o gabarito cairá do céu. Não cairá.
A fé será o elemento âncora que manterá teu psicológico confiante quando vierem as reprovações e dificuldades da vida. Mas não a solução mágica.
Desse modo, se você internalizar os elementos psicológicos mencionados até aqui (foco, disciplina, constância e fé), o resultado será uma questão de tempo.
É preciso ter ousadia para tentar aquilo que para muitos parece impossível.
Se para mudar sua vida e ser aprovado você precisa acreditar em algo que ninguém mais acredita, então ter fé é questão de sobrevivência do sonho.
Tenha fé. Realize seus sonhos.
Gostou? Então segue no Instagram @dpfcledson
DELEGADO CLEDSON
Delegado de Polícia Federal, Professor de Direito Penal e Processo Penal, palestrante, escritor nas horas vagas, aprovado em diversos concursos, arapiraquense morando no Pará e utilizando o Direito para realizar justiça.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública

