Blogs

Fé: o último elemento da aprovação

Por Cledson José da Silva 25/04/2023 01h01 - Atualizado em 08/05/2023 09h09
Por Cledson José da Silva 25/04/2023 01h01 Atualizado em 08/05/2023 09h09
Fé: o último elemento da aprovação
Homem com mãos ao alto - Foto: Freepik.com

Olá, pessoal!

Nesse espaço, já conversei com vocês sobre três elementos fundamentais da aprovação, quais sejam, FOCO, DISCIPLINA e CONSTÂNCIA. Hoje vamos tratar do último elemento psicológico necessário para a aprovação em provas e concursos: a FÉ.

Para mim, a aprovação em concursos é a resultante inevitável de uma crença inabalável na sua capacidade ser aprovado aliada a um estudo com foco, disciplina e constância.

Não quero aqui fazer proselitismo religioso, mas preciso dizer sim que é preciso fé. Fé que é possível chegar, que é possível alcançar o resultado esperado.

Não por acaso, a Bíblia é um livro baseado na fé. Uma das passagens diz que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11:1).

Percebe a força disso? Certeza do que esperamos, prova do que não vemos. Isso é fé.

Fé é acreditar na aprovação mesmo quando se vê que mais de 27 mil candidatos se inscreveram para a mesma vaga que você.

Fé é acreditar que é possível, mesmo quando muitos ao seu redor dizem que concurso é algo muito difícil e que você não vai chegar lá.

Fé é ter a certeza de que um dia você verá seu nome no Diário Oficial, mesmo quando, hoje, isso pareça tão distante.

Durante a minha trajetória, surgiram diversos obstáculos (familiares, financeiros, educacionais, etc.), mas era preciso crer. Mesmo quando minha mente racionalmente dizia que aquilo não era possível, eu acreditava, e insistia, mesmo sem motivos para crer.

Ter fé é questão de sobrevivência no mundo dos concursos.

Mesmo que tudo esteja em meio ao caos, é preciso acreditar profundamente na real possibilidade de mudar tudo. Para mim, o concurso mudou tudo.

Quando saiu o concurso para Delegado Federal, eu já estava a quase seis anos no TRF4. Embora gostasse do trabalho, eu precisava mudar.

Inscreveram-se mais de 27 mil candidatos para a vaga de Delegado Federal. Será mesmo que você consegue acordar às 4h30 da madrugada para se dedicar profundamente a esse projeto, abrir mão de tempo com a família, com amigos, sem ter fé de que dará certo?

Acredito que não. Para mim, a fé (acreditar no impossível) sempre foi o estado psicológico gerador da motivação necessária para suportar o processo até a aprovação.

Portanto, alimentar a fé é necessário para que você possa resistir às pedras que surgirão no seu caminho.

Mas preciso advertir, não basta a fé cega e imóvel.

No mundo dos concursos, como já mencionei, a fé não anda sozinha. Ela é o quarto elemento da aprovação, não o único.

Assim, não fique pensando que basta rezar e o gabarito cairá do céu. Não cairá.

A fé será o elemento âncora que manterá teu psicológico confiante quando vierem as reprovações e dificuldades da vida. Mas não a solução mágica.

Desse modo, se você internalizar os elementos psicológicos mencionados até aqui (foco, disciplina, constância e fé), o resultado será uma questão de tempo.

É preciso ter ousadia para tentar aquilo que para muitos parece impossível.

Se para mudar sua vida e ser aprovado você precisa acreditar em algo que ninguém mais acredita, então ter fé é questão de sobrevivência do sonho.

Tenha fé. Realize seus sonhos.

Gostou? Então segue no Instagram @dpfcledson