Blogs
Pensão Alimentícia e o INSS

Para além da Pensão por Morte Previdenciária, há outro tipo de pensão trabalhada pelo Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, denominada Pensão Alimentícia.
Ao primeiro olhar, o leitor deve pensar: Pensão Alimentícia não é direito de família? O que a Previdência Social tem a ver com isso?
Vou te explicar. É que em decorrência da grande demanda de determinações de desconto direto em benefício, de porcentagem decorrente de Pensão Alimentícia, foi institucionalizado o serviço de Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia, para que havendo determinação em ação judicial de alimentos ou acordo extrajudicial formalizado em cartório, a parte possa cadastrar junto a Autarquia o pedido administrativo de forma desembaraçada e o INSS possa diligenciar com as providências necessárias para a consignação do desconto e depósito na conta indicada para recebimento.
Assim, ao contrário da pensão por morte que é um benefício pago diretamente pela Previdência Social aos dependentes de segurado falecido, o cadastro de Pensão Alimentícia se presta a viabilizar o pagamento pelo próprio beneficiário vivo ao seu dependente, por meio dos canais logísticos do INSS e não se relaciona as regras contributivas do Direito Previdenciário.
Para tanto, é indispensável que esteja formalizada a obrigação de pagar alimentos, que o alimentando ou seu representante legal cadastre por meio do Portal MEUINSS o pedido de pensão alimentícia - PA, procedendo a juntada da determinação judicial ou acordo extrajudicial, acompanhado de RG, CPF, REGISTRO CIVIL e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA dos interessados, bem como dados bancários para fins de recebimento.
Para além do cadastro inicial, havendo alteração do valor acordado ou determinado para os alimentos, bem como a exclusão, bastará que o mesmo procedimento do cadastro inicial seja realizado, tendo como único diferencial a inclusão de nova decisão ou termo.
Por fim, o acompanhamento da análise e extratos poderão de obtidos no portal MeuINSS (https://meu.inss.gov.br/#/login), normalmente, da mesma forma em que é realizado o acompanhamento da análise de benefícios previdenciários.

Camylla Sadoque
Servidora Pública Federal da Previdência Social há 10 anos, na análise de benefícios, gestão e coordenação técnica. Advogada. Especialista em Direito Público. Educadora no INSS e mãe. Descomplicando o Direito Previdenciário para você. InstaBLOG: @camyllasadoquerodrigues
Ver todos os postsÚltimas notícias

TV Asa Branca anuncia novo telejornal com apresentação de Andrea Resende, ex repórter da TV Gazeta de Alagoas

Polícia Civil conquista 17 medalhas nos Jogos dos Servidores de Alagoas

Após quase 20 dias internada, esposa de empresário, vítima de acidente, morre em Coruripe

ASA firma cessão de uso e anuncia novo CT das categorias de base: “Crias do GIGANTE”
