Blogs

Procurador da Câmara tumultuava as sessões quando era vereador em Jequiá da Praia

Por Paulo Marcello 13/04/2023 17h05 - Atualizado em 13/04/2023 18h06
Por Paulo Marcello 13/04/2023 17h05 Atualizado em 13/04/2023 18h06
Procurador da Câmara tumultuava as sessões quando era vereador em Jequiá da Praia
Arnaldo era tumultuador das sessões da Câmara em 2010 - Foto: Reprodução

Ânimos acirrados, confusão e muita baixaria durante a sessão da última terça-feira (11), em Arapiraca, nos remetem ao mesmo tom da reunião ‘troca-trapa’ do Legislativo da cidade de Jequiá da Praia (AL) em meados de 2010. Ambas tiveram em comum a presença de Arnaldo Pacheco, atual procurador da Câmara Municipal, que na época era vereador na cidade litorânea e tinha fama por tumultuar as sessões.

De acordo com relatos de matéria do CadaMinuto de 2010, era típico do então vereador Arnaldo Pacheco as inúmeras tentativas de intimidar e tumultuar os trabalhos da Casa Legislativa. As sessões chegaram a contar com a presença de policiais militares para garantir a segurança até mesmo durante a eleição da Mesa Diretora durante aquele ano. 

A autoridade exagerada do (agora) procurador, chama a atenção por defender apenas os interesses do presidente sub-júdice, vereador Thiago ML (PROS), e não de todos os parlamentares de Arapiraca. Em vídeos nas redes sociais, é possível identificar que o ex-vereador de Jequiá da Praia, Arnaldo Pacheco, é quem discute com os vereadores e dita regras de como a sessão e as votações serão conduzidas, enquanto quem deveria ‘tomar as rédeas’ assiste e ri de tudo.

Relembre o caso

Minutos após o início da sessão ordinária do dia 11 de Abril de 2023, o vereador Adriano Targino (PP) solicitou à Mesa Diretora que fossem apresentados (para apreciação) os projetos de interesse do município. Thiago ML negou a questão de ordem de Adriano, afirmando que tais projetos, para serem apreciados em plenário, precisariam antes passar pela procuradoria jurídica da casa.

Dito isso, Pacheco interrompeu o diálogo e deu início a uma série de falas em volume alto, iniciando a discussão generalizada. Targino afirmou, por repetidas vezes, que a palavra do procurador precisaria ser colocada em votação. Em aparte, o vereador Melquisedec (PROS), afirmou que é uma "vergonha" que o procurador da Casa esteja a serviço da pessoa de Thiago ML, e não dos interesses do legislativo.

"O senhor é procurador jurídico da Câmara, e não do vereador Thiago ML", disse.

Daí por diante a ‘feira livre’ deu lugar ao parlamento arapiraquense e um a um os vereadores foram deixando o plenário até que a sessão fosse encerrada por falta de quórum sem que nenhum projeto fosse lido, apreciado ou votado na ‘sessão da baixaria’. Desta vez, a fala final fora do vereador Thiago ML que, em meio a risadas, encerrou os trabalhos da Câmara Municipal de Arapiraca.