Blogs

Cavalo de Troia: Contratada por Thiago ML, assessoria da Câmara trabalha contra os próprios vereadores

Por Política em Pauta 13/04/2023 09h09 - Atualizado em 13/04/2023 09h09
Por Política em Pauta 13/04/2023 09h09 Atualizado em 13/04/2023 09h09
Cavalo de Troia: Contratada por Thiago ML, assessoria da Câmara trabalha contra os próprios vereadores
Vereador Thiago ML - Foto: Assessoria

Trabalhar em nome da Instituição e manter uma boa imagem dela diante do público, essas são algumas das obrigações de uma assessoria de comunicação. Porém, muitas vezes não é isso que ocorre, sobretudo quando a assessoria em questão atua em nome de um único membro -ou de poucos integrantes- da instituição, e transforma a sua atividade em algo partidário.

Esta é a realidade da Câmara de Vereadores de Arapiraca. O órgão, desde o início do ano, ganhou destaque por sua divisão e pela briga sobre de quem seria a presidência da Casa. A confusão na Casa Herbene Melo virou briga judicial e está inclusive sendo avaliada pelo Superior Tribunal Federal (STF).

O que surpreende nessa confusão toda é a posição da assessoria da Casa. Em meio ao caos entre os parlamentares, as matérias enviadas para a imprensa, escritas por um dos assessores da Câmara, estão longe da obrigação de manter a boa imagem da Casa. Elas são unicamente em favor do atual presidente da Câmara, vereador Thiago ML e para prejudicar os opositores de ML no Legislativo Municipal.

Os materiais que chegam à imprensa alagoana parecem que incitam a briga entre os vereadores, mas estão sendo produzidos por um profissional que está na folha de pagamento da Câmara e é apresentado como integrante da coordenação de Comunicação da Casa Herbene Melo.

A mais recente matéria divulgada pela assessoria da Casa, na manhã desta quarta-feira, 12, possui o seguinte título: “Derrotada na Justiça, base de Luciano Barbosa tumultua e impede realização de sessão ordinária na Câmara Arapiraca”. Nela há informação que parte dos vereadores havia tumultuado a sessão da última terça-feira, 11, e tentado impedir sua realização. A matéria assinada pela assessoria ainda afirmava que "apesar de todo o tumulto, o presidente da Câmara, vereador Thiago ML, orientado pela procuradoria da Casa, tentou a todo momento realizar os trabalhos conforme versa o regimento interno, mas não conseguiu".

Diante da matéria enviada pela Assessoria da Câmara e do ocorrido na sessão da última terça-feira, 11 vereadores, de forma independente, sem o apoio da coordenação de comunicação da Casa, emitiram uma nota de repúdio contra ML. Na nota, o grupo afirma que Thiago ML, que está na presidência da Câmara sob judice, se recusou a colocar um requerimento para apreciação em plenária e impediu a fala dos parlamentares.

Leia a nota aqui: Vereadores de Arapiraca emitem nota de repúdio contra ato de Thiago ML na última sessão da Câmara

Devido o teor da matéria enviada pela assessoria da Câmara, o Blog Política em Pauta, do Portal Já É Notícia, questionou a assessoria da Casa Herbene Melo sobre quem teria produzido o release, enviado por um dos assessores de comunicação da Casa. Inicialmente, um dos responsáveis pela assessoria afirmou o seguinte: “esse material não foi divulgado pela comunicação da Câmara”.

Ao ser informado que o material partiu de outro assessor, o jornalista questionado afirmou que iria averiguar a situação. Posteriormente, o assessor que havia enviado o release, por meio de ligação telefônica, pediu desculpas pelo envio do material, considerado por ele um engano e sob a afirmativa que não era material da assessoria da Casa.

Porém, na mesma ligação, ao ser questionado sobre quem teria produzido o release, ele garantiu que foi escrito pelo coordenador de Comunicação da Câmara {o mesmo que havia sido questionado inicialmente}, mas que seria um material a ser enviado para os portais.

“Ele não assinou como sessão de ontem, porque não teve nenhum release para a sessão de ontem. Ele escreveu, para mandar para os portais, para ter as informações, não como assessoria”, contou o profissional de comunicação.

“Não é da Casa {o release}. Ele {o assessor} é coordenador e fez esse release, através dessas informações para ter passado para os portais parceiros, no caso. Não era para eu ter te passado esse release, era outro”, completou o comunicador.

As respostas dos assessores deixam claro a dualidade da situação e ainda escancaram que o material produzido pela coordenação de comunicação da Câmara tem cunho político e está sendo produzido de forma secreta, apenas para ser enviado para “portais parceiros” do presidente do Legislativo Municipal, o vereador Thiago ML.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts