Blogs
TAC para destravar investimentos em saneamento e distribuição de água é assinado
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento de Alagoas e a empresa e a empresa Águas do Sertão assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que beneficia as captações de água operadas pela Companhia para abastecer 31 cidades do Agreste, Bacia Leiteira, Sertão e região Serrana.
O TAC, com validade de seis anos, foi assinado pelo gestor da Semarh, Gino César; pelo presidenta da Casal, Luiz Neto; e pelo diretor-presidente da Águas do Sertão, Antônio Hércules Neto; consolidando os esforços para dar garantias aos investimentos em saneamento e distribuição de água. O TAC é a materialização da segurança jurídica necessária para as duas empresas, estendendo o prazo para a regularização das outorgas da Casal e da Águas do Sertão.
“Estamos nos esforçando para garantir saneamento e distribuição de água para Alagoas. Este TCA é mais uma consolidação da nossa dedicação em servir o povo alagoano. Além de darmos segurança jurídica para que investimentos sejam feitos, a contrapartida da Casal e da Águas do Sertão nos garante uma ação mais célere em benefício da nossa gente”, afirmou o secretário Gino César.
Em contrapartida, Casal e a Águas do Sertão farão projetos de abastecimento a cada quatro meses, fortalecendo, assim, a rede de abastecimento em comunidades localizadas no Agreste e Sertão, que possuem dificuldades no acesso à água. Os projetos ainda devem seguir o “Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Propostas e Projetos para Sistemas de Abastecimento de Água”, elaborado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além desta ação, há previsão de que a estatal e a empresa produzam dez análises físico-químicas e bacteriológicas a cada três meses. A Semarh indicará as localidades para o desenvolvimento dos projetos e também das análises.
Durante a assinatura do TCA, o presidente da Casal, Luiz Neto, destacou o empenho da Semarh: “Para a Casal, é importante a assinatura deste documento, porque nos dá a segurança de continuidade da operação da empresa e também dá segurança aos investidores”, explicou.
“Os investimentos que serão feitos são precedidos por condicionantes e pela segurança jurídica para a atuação da Águas do Sertão. Portanto, a assinatura deste TCA é o resultado de trabalho conjunto e reforça que o governo tem caminhado junto de firmar o compromisso do saneamento para os alagoanos”, ressaltou o diretor-presidente Antônio Hércules Neto.
O TCA ainda pode ser modificado, mediante consenso da secretaria e das empresas, caso seja necessário o seu aperfeiçoamento ou em razão de que se compreenda assimilar medidas técnicas que surjam em decorrência das ações.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Laudo da PF aponta que Bolsonaro não precisa ser transferido da ‘Papudinha’
Estelionatário é preso em flagrante por aplicar golpes em idosos dentro do Banco do Brasil de Arapiraca
Laboratório do Hospital Regional de Palmeira dos Índios agiliza diagnósticos com equipamentos de última geração
Hospital de Emergência do Agreste acolhe 31 novos servidores efetivos convocados pelo Governo de Alagoas

