Blogs

Disciplina: o segundo elemento da aprovação em provas e concursos

Por Cledson José da Silva 28/03/2023 01h01 - Atualizado em 28/03/2023 09h09
Por Cledson José da Silva 28/03/2023 01h01 Atualizado em 28/03/2023 09h09
Disciplina: o segundo elemento da aprovação em provas e concursos
Homem disciplinado em exercício - Foto: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/treino-masculino-com-corda-de-pular-junto-ao-rio_17530616.htm#query=disciplina%20homem%20subindo%20montanha%20correndo&position=29&from_view=search&track=a

Olá, pessoal!

Na semana passada não consegui escrever nosso texto de quinta-feira.

Mas calma, foi por um bom motivo: retirar droga de circulação. Tive uma semana intensa de trabalho durante o meu “plantão” na PF. Em madrugadas seguidas tivemos que lavrar flagrantes por tráfico interestadual de drogas envolvendo violentas organizações criminosas.

Mas enfim, superada essa semana mais pesada de trabalho, volto a escrever.

E vamos ao texto de hoje!

Relembrando, no nosso encontro anterior, iniciamos a abordagem dos 4 elementos fundamentais para a aprovação em qualquer prova ou concurso, que são:

(1) FOCO;
(2) DISCIPLINA;
(3) CONSTÂNCIA; e
(4) FÉ.


Na semana passada falamos sobre o foco. Doravante, falaremos sobre a DISCIPLINA.

A disciplina é nosso segundo componente da aprovação.

Você quer passar em concurso público e conquistar o cargo dos seus sonhos? Quer ser aprovado no exame de ordem e obter sua tão sonhada carteira vermelha?

Se sua resposta for sim, sinto dizer, mas você vai precisar – e muito – de disciplina.

Digo que “sinto dizer”, porque ter disciplina não é algo fácil, não é algo simples. Ser disciplinado dói, machuca por um tempo, porque você precisa suprimir seus desejos e vontades imediatas – ir a festas, beber com os amigos, assistir séries e mais séries como se não houvesse amanhã – em prol da realização de um sonho que, no momento em que você lê esse texto, parece tão distante.

Para mim, disciplina significa fazer o que não quero para conquistar aquilo que sonho. Trata-se da capacidade de suportar adversidades momentâneas, mas necessárias para alcançar algo maior.

Quem em sã consciência vai me dizer que prefere passar o domingo trancado no quarto lendo pela milésima vez a Lei de Licitações a passear com a família em um parque? Como dizer que prefere decorar a “Lei das S.A” a brincar com o filho pequeno? Quem me convence que é melhor passar horas a fio relendo resumos de direito empresarial do que sentado em um sofá confortável com seu parceiro(a) vendo Netflix?

Não tem como. É por isso que digo, definitivamente, estudar para concursos é das tarefas mais exaustivas de se fazer.

E o que nos leva a conseguir fazer justo aquilo que não queremos? A disciplina.

É a disciplina que nos move quando só queremos ficar parados. É a disciplina que te acorda às 4h30 da madrugada de um dia chuvoso, quando tudo que sua mente pede é o calor do cobertor mais um pouco. É a disciplina que te faz revisar novamente aquele assunto que você disse que não agüentava mais. É a disciplina que te faz abrir o seu material de estudos mesmo depois de um dia intenso de trabalho. É a disciplina que te faz estudar em horários alternativos, quando os horários normais não estão disponíveis na sua realidade atual.

É a disciplina, está bela mãe do sucesso – como diria Aristóteles – que te leva aos dias de glória.

Agora, você deve estar se perguntando, e como eu posso ter disciplina, professor?

Essa é a pergunta de um milhão, meu(inha) caro(a) leitor(a).

Mas vou tentar te dar um norte a partir da minha experiência.

A primeira coisa que fiz quando decidi estudar para concursos foi me conscientizar das dificuldades. Compreendi que elas me acompanhariam durante o processo, assim como dói o músculo “rasgando” durante um treino de força na academia; assim como dói durante aquela corrida de 10 quilômetros que suas pernas estão tremendo. Isso significa que você tem que internalizar e “normalizar” as dificuldades, quase neutralizando-as mentalmente. Está doendo? Não se concentre na dor, mas no que existe lá na frente, aonde essa dor vai te levar. É só isso que importa.

A partir disso, é só seguir o que eu chamo de “fluxo da disciplina”. Isto é, de tanto repetir aquele processo, acaba se tornando mais cômodo para você manter o estudo do que interromper. Quando chegar a esse nível, só siga, a vitória está próxima.

Outra coisa, percebi que a base da disciplina era o autocontrole. Ciente disso, então comecei a alimentar o meu autocontrole com “pequenas coisas”. Eu cobrava de mim mesmo “gestos” atos de autocontrole. Por exemplo, o celular eu colocava distante. Às vezes, durante o estudo, dava vontade dar “só uma olhada rápida”. Buscava me manter preso ao objetivo e controlar esse impulso. Era um ato pequeno, mas eu conseguia, e isso me dava uma sensação de que consigo controlar meus impulsos. Eu internalizava essa sensação e isso alimentava minha capacidade de cumprir minhas metas.

Agora, nada é tão forte para te fazer ter disciplina quanto a necessidade.

Sou de família muito humilde e, para mim, as necessidades que a vida de pobreza me impuseram funcionaram como verdadeiro combustível incendiário para a minha disciplina. As limitações financeiras resultaram como molas propulsoras da minha vontade de estudar e isso desde sempre.

Coloquei na minha cabeça que se eu não tivesse disciplina suficiente, estaria fadado a ficar no mesmo lugar onde eu estava. E isso eu não admitia.

Isso é o que eu espero de você, que está em dificuldades nesse momento, lendo esse texto. Se você olha para um lado e outro e não vê saída, só no estudo, então não tem como ser diferente. Ser disciplinado(a) é o único caminho viável.

Ora, sendo pobre como eu era, que opção lícita eu tinha? Nunca vi outra alternativa que não fosse dar o melhor de mim no estudo, colocar-me de corpo e alma naquilo que eu acreditava. Até hoje sou assim. Não sei me doar pela metade. Sou por inteiro nas minhas relações e projetos de vida. Graças a Deus, essa postura rendeu frutos. E renderá para você também, eu tenho certeza.

Nesse norte, vi que ser disciplinado é aprender a domar a si mesmo. Dome-se e colha os frutos da disciplina.

Vou dar um exemplo de disciplina prática. Normalmente, antes de uma prova de concurso, eu tirava 15 dias de férias para me dedicar inteiramente ao que chamava “sprint final”. Entretanto, durante minha preparação para o concurso de Delegado Federal, não pude tirar férias do meu emprego, pois era período de inspeção no Tribunal (era técnico na Justiça Federal). Então, tive que dar um jeito. Procurei horários alternativos e achei. Passei a acordar às 4h30, religiosamente, todos os 15 dias anteriores até a realização da prova.

Era o ideal? Não, mas era o que eu tinha.

Foi fácil? De forma alguma. Mas a disciplina é o antídoto contra a vontade de desistir.

E não há obstáculo que resista a uma vontade incessante de vitória.

E não há vitória impossível para quem coloca a disciplina a trabalho de um sonho.

E quando finalmente você atingir seu sonho, cada obstáculo será só a lembrança de um degrau necessário para construir sua história.

Agora o momento é seu. Construa sua história.

Gostou? Siga o @dpfcledson no Instagram