Blogs
Vereadora de Maceió questiona preparo de agentes de Zoonoses após eutanásia de animal saudável

A vereadora Teca Nelma se manifestou em plenário sobre a situação do cão Apolo, morto na última sexta-feira por eutanásia. O animal havia fugido de casa e após 12 horas foi encontrado e levado por agentes do Centro de Controle de Zoonoses, onde sofreu a eutanásia.
“O que devemos questionar é o despreparo dos funcionários que levaram esse animal e que, com total desinformação, o levaram para eutanásia”, defendeu a vereadora.Segundo o tutor de Apolo, o animal da raça Weimaraner apesar de idoso, era saudável e não apresentava nenhum motivo que justificasse o procedimento adotado pelos funcionários da Zoonoses.
A eutanásia, por lei, é indicada apenas em situações comprovadas por laudo médico, onde o animal é diagnosticado com alguma doença infectocontagiosa que coloque em risco a saúde humana e de outros animais.
“Nós precisamos perguntar onde está o laudo médico que determinou as condições para que Apolo sofresse a eutanásia. A CCZ é uma instituição séria e que, eu tenho certeza, trabalha para fazer o devido controle de zoonoses em nossa cidade. Mas é preciso encontrar os responsáveis pela eutanásia em Apolo e garantir que o órgão tenha funcionários preparados para atender as demandas animais em Maceió”, enfatizou Teca.
Segundo a OAB/AL, mesmo que um animal atenda aos critérios para a eutanásia, a prática só pode ser realizada três dias após a entrada do animal no UVZ. Durante seu discurso, a vereadora se solidarizou à família de Apolo e pediu ainda união dos órgãos públicos para fazer justiça aos tutores do animal.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue no Tiro de Guerra de Arapiraca neste sábado

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento em latrocínio de sargento reformado em Maceió

Juliette sofre acidente doméstico e fratura o nariz

Polícia prende homem suspeito de estuprar idosa de 95 anos, em Alagoas
