Blogs
Feiragrandense é convidado para integrar o Ministério dos Povos Indígenas

Filho de Pajé, da etnia Tingui-Botó, em Feira Grande, dono de um currículo impecável, o alagoano Ricardo de Campos, conhecido como Ricardo Tingui-Botó, foi convidado para integrar a equipe do recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, em Brasília.
O indígena alagoano é graduando em direito, com formação em Gestão de Segurança Pública e em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Campus Palmeira dos Índios. Ele também tem formação em Gestão Ambiental e Territorial Indígena pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU).
O convite a Ricardo Tingui-Botó foi feito pela própria ministra Sônia Bone Guajajara. “Conheço a ministra há anos, e já estivemos juntos em muitas lutas. Eu estava tratando a respeito de algumas questões técnicas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e ela, de repente, me fez o convite", contou Ricardo Tingui-Botó, em entrevista.
Conforme ele, a ministra disse que estava vendo com carinho uma sala para ele no Ministério, para trabalharem juntos. Ela já teria inclusive conversando com o secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Luiz Henrique Eloy Amado, conhecido como Eloy Terena, sobre o possível cargo de Ricardo Tingui-Botó no Ministério.
O indígena ressalta que o Ministério dos Povos Indígenas é um resgate de direitos e políticas públicas, que foram violados gravemente ao longo dos últimos anos.
“O Ministério é algo que a gente ainda está construindo, junto com o governo e com as nossas organizações indígenas, em especial a APIB e, no caso do nordeste, a APOINME. Acreditamos que ele irá alavancar as demarcações territoriais e garantirá a execução das políticas públicas voltadas também aos povos indígenas e a garantia da proteção dos nossos direitos”, explicou.
“Entre nós, povos indígenas, não existem limites físicos que alterem a nossa forma de ver o outro parente, mas ter um alagoano convidado diretamente por uma ministra de estado, e não por indicação político-partidária, mostra a seriedade do MPI a qual o movimento indígena está forte e unificado”.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de Clubes

Autópsia do corpo de Juliana Marins será feita nesta quarta de manhã

Jornalista alagoana lança livro sobre maceioense que lutou pelo voto feminino no Brasil
