Blogs

Renan Calheiros quer criar CPI para apurar ataques de extremistas em Brasília

Por Política em Pauta 09/01/2023 14h02
Por Política em Pauta 09/01/2023 14h02
Renan Calheiros quer criar CPI para apurar ataques de extremistas em Brasília
Renan Calheiros - Foto: Metrópoles

O senador alagoano, Renan Calheiros (MDB) rechaçou os ataques ocorridos no último domingo, 08, e informou que pretende criar um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar quais foram os responsáveis pelos atos.

"Baderneiros depredaram o patrimônio. Crimes reincidentes, anunciados como o vandalismo na sede da PF e o terrorismo no aeroporto. O chefe da Segurança do GDF e a leniência local do governo exigem uma intervenção federal imediata Os golpistas não passarão e a ordem prevalecerá", publicou Renan Calheiros, nas redes sociais.

"A situação não admite tolerância ou ingenuidade. Eu e o senador @randolfeap
estamos propondo uma CPI para apurar as responsabilidades sobre o mais grave ataque contra a democracia brasileira. Assim como foi no Capitólio. Eles não passarão", continuou o senador alagoano.

Conforme Renan Calheiros, ele voltou à Brasília para colher assinaturas da CPI que "investigará os golpistas e aqueles que, por ação ou omissão, ajudam os terroristas".

Na publicação, Renan Calheiros cita o ex-presidente Bolsonaro, o Procurador Geral da República Augusto Aras, militares e políticos. "No MDB vou defender a expulsão do governador do DF", pontuou.

"Além da CPI, como senador, pedi também ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado e, se necessária, sua prisão preventiva dada sua condição de fugitivo", finalizou.