Blogs
Posse de Lula é a última que acontece dia 1º de janeiro; entenda o motivo

A posse do presidente Lula (PT) e dos governadores de Estado foi a última que ocorreu dia 01 de janeiro. A parir de 2027, a cerimônia presidencial será no dia 05 de janeiro.
A mudança faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral, que traz mudanças nas regras para as eleições no Brasil.
A partir das eleições de 2026 — portanto, a partir de janeiro de 2027- o presidente e seu vice tomarão posse a partir de 5 de janeiro; já os governadores e seus vices assumirão o cargo no dia 6 de janeiro.
As posses de prefeitos e vices continuarão a acontecer no primeiro dia de janeiro. Deputados e senadores serão empossados no dia primeiro de fevereiro, como normalmente acontece.
Conforme a PEC, a posse de presidente e governadores no dia 01 de janeiro dificulta que muitos políticos e parte da população possam acompanhar as cerimônias.
Além disso, o réveillon também atrapalha a participação popular e de autoridades, bem como a vinda de chefes de estado para o Brasil.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

"Minha filha foi agredida covardemente no banheiro", diz mãe sobre briga entre mulheres no shopping de Arapiraca

Homem morre atropelado após colidir moto em ciclomotor na AL-115, em Girau do Ponciano

Maranhão e Trem vencem últimos títulos estaduais masculinos de 2025

Mulher que retornava da academia é morta a tiros no interior da Bahia
