Blogs

Santuário de Frei Damião em Palmeira é elevado à condição de patrimônio histórico e cultural

Por Paulo Marcello com ALE 15/12/2022 19h07
Por Paulo Marcello com ALE 15/12/2022 19h07
Santuário de Frei Damião em Palmeira é elevado à condição de patrimônio histórico e cultural
Santuário de Frei Damião, Palmeira dos Índios (AL) - Foto: Divulgação

O projeto do deputado estadual Léo Loureiro (MDB) transforma o Santuário de Frei Damião, no distrito de Canafístula, em Palmeira dos Índios, em patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado de Alagoas. A proposta foi aprovada na sessão desta quinta-feira (15). 

Em sua justificativa, o parlamentar destaca que o distrito de Canafístula de Frei Damião é conhecido nacionalmente pela prática do catolicismo rural e pelo turismo religioso, que teve sua ascensão com a inauguração, no último dia 14 de novembro, da nova estátua do religioso, que agora mede 20 metros de altura.

“Isso levará a uma ampla visitação dos peregrinos, romeiros e turistas que, movidos pela fé, irão aos pés do santo popular do Nordeste pedir a sua benção e proteção”, destacou Loureiro. 

O deputado lembra que a homenagem a Frei Damião (05/11/1898 - 31/05/1997) é decorrente de sua ligação com o distrito de Canafístula, pois era lá que ele celebrava missas e pernoitava quando estava na cidade de Palmeira dos Índios. 

“Espera-se transformar o distrito de Canafístula em um polo econômico religioso do Nordeste e do Brasil, inserindo a cidade de Palmeira dos Índios como uma das capitais do turismo religioso no País, dada a projeção no santo e ícone nordestino, Frei Damião, que mesmo após a sua morte é venerado pelo povo, em razão de seus milagres e pelas homilias muito à frente do seu tempo”, completa Léo Loureiro.