Blogs

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão é assassinado durante ato de campanha

Por Política em Pauta com Agências 08/07/2022 08h08 - Atualizado em 08/07/2022 12h12
Por Política em Pauta com Agências 08/07/2022 08h08 Atualizado em 08/07/2022 12h12
Shinzo Abe, ex-premiê do Japão é assassinado durante ato de campanha
Shinzo Abe foi morto a tiros - Foto: Divulgação

Foi assassinado, durante um atentado a tiros, na manhã desta sexta-feira, 08, o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, aos 67 anos. Ele foi atingido por dois tiros, no momento em que estava realizando um discurso, em um ato eleitoral em Nara, no oeste do Japão.

A morte de Shinzo Abe foi confirmada pelo Partido Liberal Democrático (PLD), ao qual pertencia. O político ainda foi transportado de avião para um hospital após sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica.

No local do atentado, um homem identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi preso por tentativa de homicídio, em posse de uma arma de fogo. O suspeito serviu na Força de Autodefesa Marítima por três anos nos anos 2000.

Conforme o jornal The New York Times, a Agência Japonesa de Gerenciamento de Incêndios e Desastres confirmou que o ex-primeiro-ministro sofreu ferimentos de bala no pescoço e no peito. Imagens da emissora de TV mostraram o momento em que ele desmaiou e foi socorrido por seguranças do local. Ainda foi possível ver Shinzo Abe apertando o peito ao ser atingido, e desmaiando com a camisa ensanguentada.

No momento do ataque, ele estava fazendo um discurso em prol da campanha eleitoral de Kei Sato, do Partido Liberal Democrata (PLD), para a Câmara Alta do Parlamento japonês.

Trajetória
Shinzo Abe foi o primeiro-ministro mais longevo do Japão, cumpriu dois mandatos - de 2006 a 2007 e de 2012 a 2020. Ele renunciou ao cargo em agosto de 2020, após apresentar problemas de saúde. Enquanto esteve no poder, ganhou notoriedade pela ascensão econômica aplicada no país.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts