Blogs
Advogada de Arapiraca vai disputar vaga do Quinto Constitucional na sexta-feira (8)

A advogada arapiraquense, Claudia Lany, enfrenta, na próxima sexta-feira(8), uma batalha histórica para a advocacia feminina. Ela é uma forte candidata à vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional, mecanismo previsto, como o próprio nome diz, na Constituição Federal, que garante 20% das vagas dos tribunais a advogados e membros do Ministério Público. O pleito tem 22 inscritos, dos quais somente três são mulheres. Além da arapiraquense, concorrem Lavínia Cavalcanti e Rosemary Quintino.
Hoje, o Tribunal de Justiça de Alagoas tem 18 desembargadores que compõem a corte. A única mulher é a desembargadora Elisabeth Carvalho. Conduzida ao cargo por merecimento e unanimidade de votos, em 2002.
Para os apoiadores e apoiadoras da candidata Claudia Lany, ela representa a força da advocacia no interior de Alagoas, e, sobretudo, a competência para ocupar um cargo fundamental para uma justiça mais inclusiva, igualitária e que respeite integralmente as prerrogativas das advogadas e advogados, operadores fundamentais para a administração da justiça.
Aos 52 anos, Claudia Lany confessa que assumiu o papel na disputa pelo apoio dos colegas. Entretanto, quem a acompanha já percebeu que ela tomou a incumbência como missão, com diversos encontros com colegas advogados e advogadas por todo o Estado. “ Tenho um compromisso de ter um gabinete no qual possa acolher, ouvir o advogado, de dar efetividade ao julgar os processos obedecendo a ordem cronológica e sem ferir a imparcialidade”, ratificou.
Com 25 anos dedicados ininterruptamente à advocacia, ela também leciona no curso de direito do Cesmac. Casada desde os 17 anos, mãe de três filhos, ela não é novata em disputas eleitorais. Foi eleita presidente da OAB/ Subseção Arapiraca no triênio 2013/2015, tendo sido a única mulher até hoje a ocupar o cargo.
Para a atual vice-presidente da OAB/Subseção Arapiraca, Márcia Acioly, na próxima sexta-feira (8), será o dia de reafirmar o apoio de todo uma vida de parceria profissional. “Darei esse voto muito feliz e muito bem representada”, frisou.
Já o presidente da OAB/Subseção de Palmeira dos Índios, Marcus Ribeiro afirmou “Claudia Lany será uma desembargadora que se reunirá mensalmente com o Conselho Seccional para ouvir os reclame da advocacia. Por esse e tantos outros motivos, conta com nosso irrestrito apoio”.
Como funciona a votação
O processo de eleição é complexo. Tem início com a votação pelos próprios membros da categoria. Advogadas e advogados inscritos e adimplentes na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, vão às urnas para escolher seis candidatos. Os seis mais votados passam compor a famosa lista sêxtupla que passa por análise e votação do TJ/AL. Do TJ/AL, é formada a lista tríplice que segue para o governador do Estado para a escolha do candidato a ser nomeado como desembargador ou desembargadora.
Onde votar
A votação acontecerá em Maceió e nas subseções do interior do estado, no período de 8h às 17h. na capital o pleito será realizado no Centro Universitário Unit.
No interior, as salas de votação serão disponibilizadas nas subseções, com exceção de São Miguel dos Campos, onde a votação acontecerá no Centro Empresarial Shopping Cinema (sala 03). Haverá votação em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Porto Calvo.

Clau Soares
Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.
Ver todos os postsÚltimas notícias

PM flagra homem tentando furtar fios em poste de energia elétrica em Arapiraca

Homem em situação de rua revela desejo de fazer sexo com colega e é agredido com muleta em Arapiraca

Van fica desgovernada e quase bate em poste após colisão contra carro na AL-110, em Arapiraca

Homem é preso em flagrante após ameaçar mulher em Lagoa da Canoa
