Blogs
Dois radialistas de Arapiraca se afastam de seus programas por serem pré-candidatos

Os radialistas Alves Correia (Gazeta) e Ailton Avlis (Líder) se afastam de seus programas, a partir desta quinta-feira (30), por serem pré-candidatos a deputado nestas eleições. Ambos são filiados ao Partido Verde (PV) e o afastamento de suas emissoras é uma determinação da Legislação Eleitoral vigente.
Alves Correia já foi vereador por Arapiraca e deputado estadual e vai tentar uma vaga de deputado federal; já Ailton Avlis será candidato a deputado estadual pela segunda vez e busca seu primeiro mandato. Na ausência de Alves, Neno Correia (irmão) vai comandar o programa na Gazeta FM; por sua vez, André Avlis vai substituir o pai durante o período eleitoral na Líder FM.
Ainda conforme a Legislação Eleitoral, a partir do dia 6 de agosto, as emissoras de Rádio e TV também estarão proibidas de veicular propaganda política e transmitir imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral. A regra vale, inclusive, para os conteúdos em forma de entrevista jornalística.
De acordo com a Lei Eleitoral, divulgar ou transmitir programa de Rádio ou TV que faça qualquer alusão ao candidato ou que seja apresentado pelo pré-candidato, pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura. Além disso, a infração a essa regra pode resultar em multa de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00 (duplicada em caso de reincidência) à emissora.
Vale lembrar que os radialistas ou jornalistas pré-candidatos podem continuar aparecendo e dando entrevistas em quaisquer destes veículos de comunicação, só não podem mediar os programas. A Lei vale para comentaristas e apresentadores de Rádio e TV, mas não para quem participa, ou seja, eles podem conceder entrevistas normalmente, o que não pode são os entrevistadores, âncoras de Rádio e TV, serem os pré-candidatos.
Também é vedado o tratamento privilegiado a determinada candidatura, legenda, federação ou coligação e veicular filmes, novelas e qualquer tipo de programa que faça alusão ou crítica aos participantes da eleição. Neste último caso, a única exceção ocorre em programas jornalísticos ou debates políticos.

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Mãe, filha e amiga são achadas mortas com marcas de faca em praia na Bahia

Motociclista recebe atendimento médico após acidente em Arapiraca

Jovem de 23 anos sofre ferimentos em queda de moto em Arapiraca

'Você vai pagar com a vida': Felca tem decisão judicial favorável após ameaças de morte na internet
