Blogs
No auge da pandemia, ela decidiu mudar de carreira e empreender como personal organizer no interior de AL
Há dois anos, no ápice da pandemia em todo o mundo, a administradora Lucélia Silva, 34, decidiu que havia chegado o momento de mudar o rumo da sua carreira. Com uma trajetória promissora, construída ao longo de 11 anos em uma das maiores indústrias da região, e sem nenhum projeto em mente, ela encerrou o ciclo e apostou em algo com o qual sempre se identificou: organização.
Ela revela que o cenário pandêmico trouxe diversas mudanças que a fizeram refletir sobre o rumo que ela estava dando para a sua vida pessoal e profissional. “Eu já estava com o diagnóstico de transtorno de ansiedade e adquiri alopecia por causa do estresse. Comecei a repensar muitas coisas. Na época, minha filha tinha quatro anos. Eu decidi que precisava dar uma pausa”, confessa.
Casada e com a filha pequena, Lucélia dava duro no trabalho que era, sem até se dar conta disso, sua maior prioridade. Entrara na empresa como estagiária e naquele ponto coordenava uma grande equipe no setor de logística. Com o home office, percebeu que aquilo não era mais o que desejava para a sua vida. Ficou desempregada e decidiu fazer um curso de personal organizer. Ela não imaginava que este passo mudaria totalmente a sua vida.
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, Lucélia Silva construiu sua carreira com uma determinação invejável. Natural de Craíbas, município a cerca de 20 km de Arapiraca, cresceu trabalhando na roça, com os pais e os quatro irmãos. Ingressou aos 18 anos na Universidade e, apesar de todas as adversidades, foi em busca de cada oportunidade, desde a bolsa permanência ao estágio na empresa onde trabalhou por mais de uma década.
Concluído o curso profissionalizante, durante o qual se dedicou completamente, estudando inclusive de madrugada, começou a divulgar o serviço na região e se consolidou como a pioneira no interior de Alagoas. “Ainda é um desafio mostrar às pessoas que elas precisam de organização, que não é frescura”, frisa.
Hoje, ela tem uma agenda cheia e também conta com profissionais que a auxiliam na prestação dos serviços que incluem a organização pós-mudança, de residência, treinamento de limpeza e arrumação para secretárias domésticas e consultoria de organização, além da confecção de produtos utilizados na organização, como as colmeias, desenvolvidas por ela para atender as necessidades percebidas durante o atendimento aos clientes.
A assistente social Mayara Lemos é cliente da Lucélia Silva desde que precisou do serviço de pós-mudança, no começo do ano. “Entreguei minha casa nas mãos dela e foi o melhor investimento que eu já fiz na minha vida. Já disse que eu não vivo sem a Lucélia”, destacou.
Reconhecimento da profissão
A profissão de Profissional de Organização foi reconhecida, em março deste ano, pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações. De acordo com Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP), o personal organizer auxilia na “otimização de espaços, encontrando soluções que tragam benefícios para residências e escritórios. Entendendo a vida e a rotina dos clientes, o Profissional ajuda-os a planejar melhor o dia-a-dia”.
Formalização
A regularização da prestação dos serviços também foi uma preocupação de Lucélia Silva, que é cadastrada como microempreendedora individual (MEI). Para ela, a principal preocupação foi manter a previdência em dia e ter ainda outros direitos garantidos, a exemplo do auxílio-doença.
Em Arapiraca, tanto o Sebrae quanto a Casa do Empreendedor orientam acerca dos procedimentos para se tornar MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte. “Temos consultorias com hora marcada com contadores para orientar o empreendedor sobre a formalização da sua empresa”, explicou o gerente adjunto da Agência Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra Minervino. A consultoria é gratuita.
Minervino ressalta que o Sebrae oferece ainda “orientações sobre a gestão de pequenos negócios, consultorias de acordo com a necessidade de cada empresa nas áreas de gestão e tecnologia, realiza eventos, capacitações (cursos, oficinas, palestras, etc..) e trabalhamos com carteiras por setor (comércio, serviços, indústrias, agronegócios)”.
Os interessados em saber mais podem procurar a Agência de Atendimento Integrada Sebrae em Arapiraca, localizada à Rua Engenheiro Godilho de Castro, 80, no Centro, ou entrar em contato pelos telefones 82 3482-9999 (Agência Arapiraca) ou 0800 570 0800 (Central Nacional).
Clau Soares
Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Terremoto de magnitude 6,3 deixa 20 mortos e mais de 500 feridos no Afeganistão
Homem é preso após agredir a companheira a zona rural de Taquarana
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto

