Blogs

No auge da pandemia, ela decidiu mudar de carreira e empreender como personal organizer no interior de AL

18/06/2022 11h11
18/06/2022 11h11
No auge da pandemia, ela decidiu mudar de carreira e empreender como personal organizer no interior de AL
Ela mudou de carreira no auge da pandemia em 2020 - Foto: Clau Soares

Há dois anos, no ápice da pandemia em todo o mundo, a administradora Lucélia Silva, 34, decidiu que havia chegado o momento de mudar o rumo da sua carreira. Com uma trajetória promissora, construída ao longo de 11 anos em uma das maiores indústrias da região, e sem nenhum projeto em mente, ela encerrou o ciclo e apostou em algo com o qual sempre se identificou: organização.

Ela revela que o cenário pandêmico trouxe diversas mudanças que a fizeram refletir sobre o rumo que ela estava dando para a sua vida pessoal e profissional. “Eu já estava com o diagnóstico de transtorno de ansiedade e adquiri alopecia por causa do estresse. Comecei a repensar muitas coisas. Na época, minha filha tinha quatro anos. Eu decidi que precisava dar uma pausa”, confessa.

Casada e com a filha pequena, Lucélia dava duro no trabalho que era, sem até se dar conta disso, sua maior prioridade. Entrara na empresa como estagiária e naquele ponto coordenava uma grande equipe no setor de logística. Com o home office, percebeu que aquilo não era mais o que desejava para a sua vida. Ficou desempregada e decidiu fazer um curso de personal organizer. Ela não imaginava que este passo mudaria totalmente a sua vida.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, Lucélia Silva construiu sua carreira com uma determinação invejável. Natural de Craíbas, município a cerca de 20 km de Arapiraca, cresceu trabalhando na roça, com os pais e os quatro irmãos. Ingressou aos 18 anos na Universidade e, apesar de todas as adversidades, foi em busca de cada oportunidade, desde a bolsa permanência ao estágio na empresa onde trabalhou por mais de uma década.

Concluído o curso profissionalizante, durante o qual se dedicou completamente, estudando inclusive de madrugada, começou a divulgar o serviço na região e se consolidou como a pioneira no interior de Alagoas. “Ainda é um desafio mostrar às pessoas que elas precisam de organização, que não é frescura”, frisa.

Hoje, ela tem uma agenda cheia e também conta com profissionais que a auxiliam na prestação dos serviços que incluem a organização pós-mudança, de residência, treinamento de limpeza e arrumação para secretárias domésticas e consultoria de organização, além da confecção de produtos utilizados na organização, como as colmeias, desenvolvidas por ela para atender as necessidades percebidas durante o atendimento aos clientes.

A assistente social Mayara Lemos é cliente da Lucélia Silva desde que precisou do serviço de pós-mudança, no começo do ano. “Entreguei minha casa nas mãos dela e foi o melhor investimento que eu já fiz na minha vida. Já disse que eu não vivo sem a Lucélia”, destacou.

Reconhecimento da profissão

A profissão de Profissional de Organização foi reconhecida, em março deste ano, pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações. De acordo com Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP), o personal organizer auxilia na “otimização de espaços, encontrando soluções que tragam benefícios para residências e escritórios. Entendendo a vida e a rotina dos clientes, o Profissional ajuda-os a planejar melhor o dia-a-dia”.

Formalização


A regularização da prestação dos serviços também foi uma preocupação de Lucélia Silva, que é cadastrada como microempreendedora individual (MEI). Para ela, a principal preocupação foi manter a previdência em dia e ter ainda outros direitos garantidos, a exemplo do auxílio-doença.

Em Arapiraca, tanto o Sebrae quanto a Casa do Empreendedor orientam acerca dos procedimentos para se tornar MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte. “Temos consultorias com hora marcada com contadores para orientar o empreendedor sobre a formalização da sua empresa”, explicou o gerente adjunto da Agência Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra Minervino. A consultoria é gratuita.

Minervino ressalta que o Sebrae oferece ainda “orientações sobre a gestão de pequenos negócios, consultorias de acordo com a necessidade de cada empresa nas áreas de gestão e tecnologia, realiza eventos, capacitações (cursos, oficinas, palestras, etc..) e trabalhamos com carteiras por setor (comércio, serviços, indústrias, agronegócios)”.

Os interessados em saber mais podem procurar a Agência de Atendimento Integrada Sebrae em Arapiraca, localizada à Rua Engenheiro Godilho de Castro, 80, no Centro, ou entrar em contato pelos telefones 82 3482-9999 (Agência Arapiraca) ou 0800 570 0800 (Central Nacional).

Clau Soares

Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.

Ver todos os posts