Blogs

Como descobrir a sua carreira? Conheça 4 estratégias

14/06/2022 21h09 - Atualizado em 14/06/2022 21h09
14/06/2022 21h09 Atualizado em 14/06/2022 21h09
Como descobrir a sua carreira? Conheça 4 estratégias
como descobrir a sua carreira - Foto: https://www.uniacademia.edu.br/blog/mudar-de-carreira

Dentre tantas opções que precisamos fazer ao longo da vida, saber como descobrir a sua carreira é uma das mais difíceis. Afinal, esta é a escolha responsável por traçar boa parte do funcionamento de uma vida.

Assim como você, nós também já passamos por este mesmo problema. Por isso, nós preparamos este artigo com algumas dicas que podem te ajudar nesta jornada.

Aproveite o conteúdo!

Principais erros em como descobrir a sua carreira

A escolha de uma carreira pode acontecer em diversos momentos da vida, seja para quem nunca trabalhou, está iniciando a vida profissional ou está passando por uma transição de carreira.

Mas antes de apresentar algumas estratégias para você saber como descobrir a sua carreira, é preciso que você fique atenta a alguns erros bem comuns cometidos ao longo deste processo, trabalhando para evitar cada um deles.

Muita pressa e pouca calma

Sempre chegamos num momento que temos a impressão de que o relógio da vida está correndo mais rápido. Fatores como as exigências familiares, insegurança e ansiedade acabam pressionando para você decidir logo como descobrir a sua carreira.

Mas assim como o velho ditado, a pressa sempre vai ser a sua grande inimiga.

Uma decisão tão importante não deve ser tomada de qualquer forma ou por impulso. Tudo deve ser bem analisado e planejado para você evitar ao máximo algum arrependimento no futuro.

Escutar demais os outros

Conselhos sempre devem ser bem-vindos, mas você precisa selecionar bem quem deve ou não escutar.

Um exemplo bem comum são os familiares que constantemente falam sobre algumas profissões específicas, e acreditam verdadeiramente que existem algumas carreiras melhores ou piores que outras.

Mas antes de dar ouvidos a estas pessoas, você deve se fazer algumas perguntas:

● Esta pessoa é uma referência profissional para mim?
● Ela conhece os meus gostos e interesses?
● As suas perspectivas e objetivos de vida são parecidos com os meus?

Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, pense bem sobre quem você escuta e pede conselhos.

Por mais que as pessoas tenham uma boa intenção e queiram te ajudar, nem sempre tudo o que é dito é feito de forma impessoal e considerando o seu ponto de vista.

Seguir tendências

Um erro bem comum que as pessoas cometem é buscar uma carreira a partir das profissões do momento, levando como absolutas as famosas pesquisas como “carreiras mais rentáveis” ou “carreiras do futuro”.

Assim, as escolhas acabam se baseando apenas no que poderia gerar mais renda, sem considerar as escolhas e interesses pessoais no processo de decisão.

É provável que você já tenha cometido — ou esteja cometendo — alguns destes erros. Porém, sempre vai existir a oportunidade de evitar e buscar um novo caminho.

Focar apenas no dinheiro

Todos sabemos o quanto dinheiro é importante e o quanto ele impacta na promoção de uma vida com maior qualidade. Mas escolher a sua carreira focando apenas na possível rentabilidade que ela pode te oferecer é uma das piores escolhas que você pode fazer com o seu futuro.

Quando nós realmente gostamos do que fazemos, nós nos esforçamos e nos dedicamos para gerar melhores resultados. Por isso, não adianta focar apenas em um único fator para realizar a sua decisão.

Lembre-se: dinheiro é uma consequência do seu bom trabalho.

4 estratégias para descobrir a sua carreira

Não existe uma fórmula infalível para você saber como descobrir a sua carreira.

Mas existem alguns passos e estratégias que você deve aplicar para realizar uma escolha com maiores chances de alinhamento entre os seus objetivos e o seu perfil.

1. Pratique o autoconhecimento


O primeiro passo é buscar o autoconhecimento e descobrir:

● O que você gosta;
● O que não gosta;
● Quais os seus interesses;
● Objetivos pessoais;
● Como a sua personalidade funciona.

Quando você se conhece de verdade, fica bem mais simples definir um caminho do que você pretende e também do que não pretende alcançar.

Isso porque tão importante quanto saber onde você quer chegar, é definir por onde não pretende seguir. Afinal, se você deseja saber como descobrir a sua carreira, é preciso seguir um caminho.

Mas para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
 

2. Alinhe os seus interesses pessoais e profissionais

Depois de descobrir quais as suas preferências e afinidades, é preciso buscar um alinhamento entre os objetivos pessoais e profissionais. Afinal, quando essas duas áreas não estão alinhadas, é bem provável que você desenvolva frustrações e insatisfações no futuro.

Algumas perguntas podem te ajudar:

● Qual o seu estilo de vida?
● Como você deseja ser reconhecido?
● Entre um empreendimento, emprego e concurso, qual opção mais te atrai? E por quê?
● O que você deseja conquistar nos próximos anos?

Estas perguntas servirão para te direcionar na próxima estratégia.
 

3. Pesquise sobre carreiras

O próximo passo é pesquisar sobre carreiras de uma forma geral.

Afinal, além do mercado tradicional, existem inúmeras possibilidades e áreas a serem exploradas pelas pessoas, especialmente no mundo online.

E uma das principais fontes para te ajudar nesta etapa é a criação de uma conta no LinkedIn, que diferente de outras redes sociais, possui como foco principal o compartilhamento de experiências profissionais e divulgação de vagas.

4. Peça ajuda

Por fim, caso a dúvida ainda esteja persistindo, o ideal é que você procure a ajuda de alguns profissionais especialistas, conhecidos como coach de carreira. Eles vão traçar estratégias e metas a serem alcançadas, facilitando o processo de como descobrir a sua carreira.

Saber como descobrir uma carreira não é uma escolha simples. Por isso, ela deve ser muito bem pensada e planejada para você ter o máximo de satisfações ao longo da jornada profissional.

Algumas frustrações irão surgir durante o caminho. Mas quando você tem a clareza do que deseja e, principalmente, gosta do que faz, o caminho fica bem mais leve.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com uma amiga que está precisando de ajuda!