Blogs

Vereador por Marechal Deodoro denuncia que Prefeitura está lotada de ‘servidores fantasmas’

Por Política em Pauta 23/05/2022 07h07 - Atualizado em 23/05/2022 07h07
Por Política em Pauta 23/05/2022 07h07 Atualizado em 23/05/2022 07h07
Vereador por Marechal Deodoro denuncia que Prefeitura está lotada de ‘servidores fantasmas’
Vereador por Marechal Deodoro, Jorge Mello - Foto: Redes sociais

O vereador por Marechal Deodoro, Jorge Mello (Pros) publicou um vídeo em suas redes sociais na última quarta-feira, 18, acusando a Prefeitura da cidade de manter servidores fantasmas em seu quadro de funcionários.

O parlamentar afirma que, ao realizar buscas no Portal da Transparência, conseguiu detectar a existência de cerca de setenta cargos comissionados, dentre eles servidores que nunca teriam trabalhado na Prefeitura.

Em sua publicação o vereador questionava um Projeto de Lei do prefeito Cláudio Filho, o Cacau (MDB), que visa criar mais cargos em comissão na Prefeitura de Marechal Deodoro. Jorge Mello diz que o prefeito, em 2021, já havia enviado à Câmara um projeto similar onde foram criados mais de 70 cargos em comissão. Diante da situação, ele resolveu "fazer um pente fino no Portal da Transparência do Município de Marechal Deodoro. Detectamos várias situações de servidores suspeitos, que nunca deram um dia de serviço ao município de Marechal Deodoro", denunciou o vereador.

O parlamentar percorreu alguns setores e Secretarias Municipais, a qual pediu para falar com os servidores listados no Portal da Transparência. Em um dos casos, um servidor, recebendo salário de R$ 4 mil não foi localizado e os demais funcionários da secretaria afirmaram não o conhecer. Em outra ocasião, o vereador constatou que havia um servidor com salário de R$ 6 mil que deveria atuar no gabinete do vice-prefeito Walter Avelino (PL). Porém, não há gabinete de vice-prefeito em Marechal Deodoro.

"Vários servidores do município, sobretudo, os efetivos, amargam anos sem receber um reajuste decente. Enquanto isso, os amigos do prefeito [Cacau] recebem pequenas fortunas sem dar um dia de serviço. Já os serviços mais básicos no município não funcionam", denunciou Jorge Mello.

Ele completou informando que o caso seria encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Na última sexta-feira, 20, a assessoria de comunicação do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) informou que a 2ª Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro recebeu a denúncia do caso, apresentada por dois vereadores da cidade.

"A 2ª Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro recebeu dois vereadores, nessa quinta-feira (19), que foram ao Ministério Público para falar a respeito do assunto. Diante das informações repassadas por eles, o MPAL os orientou a formalizarem a representação, de modo que haja um instrumento legal para avaliação de que medida pode ser adotada ao caso", explicou a assessoria do MPE/AL.

Em nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro negou a existência de funcionários fantasmas, explicando "que os funcionários desempenham suas atividades cotidianamente de forma interna e externa, a fim de atender de forma satisfatória os anseios de toda a população”.

A gestão municipal também afirmou que "já está adotando medidas de responsabilização civil e criminal às acusações levianas do vereador".

Leia a nota da Prefeitura de Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que todos os funcionários citados no vídeo feito pelo vereador, foram devidamente nomeados, conforme descritivos publicados no Portal da Transparência do Município.

A Prefeitura destaca ainda que os funcionários desempenham suas atividades cotidianamente de forma interna e externa, a fim de atender de forma satisfatória os anseios de toda a população.

Ademais, a Prefeitura Municipal já está adotando medidas de responsabilização civil e criminal às acusações levianas do vereador.

Por fim, a Gestão esclarece ainda que, prezando pela legalidade e transparência, a ferramenta de consulta pública está disposta de forma integral para fiscalização de qualquer munícipe.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts