Blogs

Culto à bebida alcoólica

Por Por Márcio Pedro 02/05/2022 11h11 - Atualizado em 02/05/2022 22h10
Por Por Márcio Pedro 02/05/2022 11h11 Atualizado em 02/05/2022 22h10
Culto à bebida alcoólica
bebendo cerveja - Foto: google

Não é incomum você todos os dias tateando pelas redes sociais se deparar com postagens de pessoas levantando o copo para tirar fotos da bebida que está tomando, fazendo poses com as bebidas alcoólicas, escrevendo declarações positivas daquele momento ou insinuações para os seus amigos que vida boa é aquela. Tem alguns usuários que extrapolam nas publicações e que quase todas suas postagens têm bebida alcoólica envolvida. A bebida é o ator principal e o ser humano daquela publicação fica em segundo plano como um culto a vida com as drogas licitas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de Covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social.

Dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) detalham também que o consumo abusivo do álcool cresce no Brasil, particularmente entre as mulheres. Segundo o estudo, as pessoas do sexo feminino são ‘mais susceptíveis’ a desenvolver cirrose e hepatite alcoólica.

Uma outra pesquisa da CISA mostrou o nível de exposição dos estudantes a postagens relacionadas ao álcool nas redes sociais que foi substancial (96,7%) , ou seja, praticamente toda vez que eu bebo bebida alcoólica eu público nas minhas redes sociais para meus amigos saberem, e porque não, postar as deles também como uma espécie de rivalidade de quem bebe mais.

Ainda segundo o Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), a cirrose hepática ultrapassou o número de mortes por embriaguez ao volante e se tornou a principal causa de mortes atribuída ao álcool no país. Enquanto o problema hepático representou 18,5% das mortes atribuíveis ao uso de álcool, os acidentes de trânsito corresponderam a 16,4% dessas mortes, mas o valor sentimental e social de sempre está em ambientes que tenham como principal objetivo o consumo alcoólico para poder publicar seus momentos biritados em busca de aprovação através de likes e comentários incentivadores e debochados, torna esse fato acima irrelevante, pois o principal objetivo é tomar todas e divulgar tal ação como uma espécie de troféu para a sociedade assistir, afim de ser aceito em uma tribo, faça bem ou faça mal a sua saúde.