Blogs

5 opções para facilitar a vida de mães e pais brasileiros

29/04/2022 07h07 - Atualizado em 29/04/2022 07h07
29/04/2022 07h07 Atualizado em 29/04/2022 07h07
5 opções para facilitar a vida de mães e pais brasileiros
Criança brincando no campo - Foto: https://pixabay.com/pt/photos/crian%c3%a7a-bolhas-de-sab%c3%a3o-garota-1241817/

A paternidade apresenta um novo mundo aos adultos. São vários pratos para equilibrar, novidades a serem assimiladas, e desafios para superar. Com isso tudo, é possível que os pais sintam que não estão conseguindo oferecer o melhor para seus filhos.

Todos os pais querem ser perfeitos para as suas crianças. Não é saudável buscar essa perfeição, mas existem soluções que facilitam muito o dia a dia e ajudam a suprir as necessidades de pais e filhos.

Neste artigo, separamos 5 opções de recursos que surgiram com a intenção de facilitar a vida de pais e mães.

1. Álbum de figurinhas: Comida saudável

Introduzir novos alimentos na rotina dos seus filhos é difícil não é? Foi pensando nisso que a nutricionista Bruna Cavalheira criou um álbum de figurinhas de comidas saudáveis.

Assim, a alimentação se torna mais divertida e a criança tem um estímulo para provar tudo o que lhe é oferecido. Isso porque o álbum vem com 113 figurinhas e os pais ou responsáveis entregam as figurinhas ao filho conforme ele vai experimentando o alimento da figura.

Ao completar um grupo alimentar, a criança ainda recebe um “troféu figurinha”, o que aumenta a vontade de provar cada alimento oferecido. Essa é uma ótima estratégia para que esse momento não seja exaustivo nem para os pais nem para a criança.

2. Pirâmide de conexão com a natureza

Você provavelmente já ouviu falar que brincar na natureza é importante para o desenvolvimento infantil. Essa simples atividade traz diversos benefícios, como:

  1. Desenvolve a coordenação motora;
  2. Fortalece o sistema imunológico;
  3. Estimula os sensoriais;
  4. Contribui para momentos de concentração.

No entanto, nem sempre é simples para os pais promoverem esses momentos. Seja pela correria do dia a dia, pela dificuldade da criança em estabelecer conexão com a natureza, ou outros fatores que dificultam esta tarefa.

Para facilitar, o Nature Kids Institute criou uma pirâmide de conexão com a natureza com quatro estágios. São eles:

  1. Anualmente — procurar áreas remotas livres de grandes interferências humanas;
  2. Mensalmente — visitar algum parque;
  3. Semanalmente — explorar a natureza de alguma forma;
  4. Diariamente — brincar ao ar livre.

Assim, os pais economizam seu tempo, pois não precisam planejar muito e têm uma meta clara a ser atingida em cada espaço de tempo. Apenas entender como pode trabalhar com essa pirâmide dentro da própria realidade.

3. Incentivar coleções na infância

Todos nós, desde crianças, precisamos desenvolver hobbies para aproveitarmos melhor a vida. Eles permitem que a criança desenvolva seu raciocínio, habilidades sociais, e melhore sua saúde emocional ao frequentemente fazer algo que gosta e se importa.

Talvez você lembre de quando colecionava tazos, adesivos de cadernos, papéis de cartas, cartões telefônicos… lembrou? Era uma delícia ver sua coleção crescendo, não era?

Colecionar é um hobby muito praticado pelas crianças e que você pode incentivar ao seu filho — mas lembre-se de conscientizá-lo sobre a importância de não ficar obcecado por aquilo para não se transformar em um problema.

Entre os benefícios das crianças terem uma coleção, podemos citar:

  1. Senso de organização e limpeza — afinal, todo mundo quer ver suas coleções bem cuidadas;
  2. Valorização das conquistas — ir até a loja e adquirir um produto, é fácil; mas quando falamos de coleção, nem sempre conseguimos “a carta que falta” e, quando a encontramos, temos maior tendência a valorizar aquela conquista;
  3. Aprender a compartilhar — algumas crianças têm dificuldade em compartilhar brinquedos, mas quando ela tem um personagem repetido na sua coleção, certamente vai querer trocar com o colega, o que desenvolverá o senso de compartilhamento.

4. Lista de leituras e desenhos animados

Está difícil finalizar os trabalhos tarde do dia e ainda ter que procurar novas histórias para a sua criança ler ou assistir?

Principalmente atualmente, em que os desenhos animados e livros podem não condizer com o que você deseja ensinar ao seu filho, os pais acabam demorando para encontrar boas histórias.

Por isso, trouxemos algumas opções para facilitar o seu dia a dia. Você pode ler/assistir com a criança, ou, caso ela já tenha mais independência, pode deixá-la se divertindo sozinha com as histórias.

Sugestão de leitura: Elmer, o Elefante Xadrez

Elmer é um elefante que nasceu colorido e xadrez, mas tinha o desejo de ser cinza como os outros elefantes. Depois de vários desdobramentos, ele aprende a se aceitar e valorizar quem ele realmente é. A história traz uma lição sobre pertencimento e reconhecimento do próprio valor.

Sugestão de série: O livro dos heróis

O livro dos heróis é uma série em formato de animação. Ela passa por meio de dois irmãos que se divertem com um livro repleto de histórias de heróis brasileiros, como Clarice Lispector, Machado de Assis e Tiradentes.

É uma ótima opção para divertir as crianças enquanto aprendem sobre a cultura brasileira. A série está disponível em algumas plataformas gratuitamente.

5. O Tomo dos Pais

Todas as sugestões trazidas neste artigo foram recomendadas pelo serviço de assinatura do Tomo dos Pais e compilamos aqui para você.

Entendendo que a vida dos pais é muito corrida e cheia de afazeres, este serviço de assinatura ajuda no planejamento de atividades que vão contribuir para construir experiências marcantes.

O objetivo é auxiliar os pais e mães por meio de recomendações personalizadas para cada família, em um formato e frequência que caiba na rotina do assinante. Os pais fazem um breve cadastro para receber um conteúdo 100% possível na sua realidade.

Essa solução permite uma vida épica para pais e filhos:

  1. Pais perdem menos tempo procurando tarefas, estressam-se menos, e economizam dinheiro com soluções criativas;
  2. Filhos passam a ter tarefas interessantes e diferentes, de acordo com sua idade e necessidades, conquistam memórias para toda a vida e crescem mais saudáveis.

Para a rotina pesada que a maioria dos adultos levam, O Tomo dos Pais pode ser muito útil, pois as recomendações são enviadas semanalmente não sendo necessário passar muito tempo do seu dia focado naquilo, apenas tirar 10 minutinhos por semana para decidir quando e como pôr em prática cada recomendação.

Portanto, é essencial contar com as ferramentas certas para dar uma vida épica aos filhos, sem excessos ou sentimentos de falta. Se você conhece pais que podem se identificar com a leitura, compartilhe este artigo com eles. Essa pode ser a luz no fim do túnel que a família está buscando para viver melhor.