Blogs

Como abrir uma empresa? Veja esses 3 passos

21/04/2022 19h07 - Atualizado em 21/04/2022 20h08
21/04/2022 19h07 Atualizado em 21/04/2022 20h08
Como abrir uma empresa? Veja esses 3 passos
abrir uma empresa - Foto: https://media.istockphoto.com/photos/open-sign-at-coffee-cafe-picture-id1156506168?k=20&m=1156506168&s=612x612&w=0&h=WGynjl_RswFKMHGLY-8j1x6J4AtEU5huf2rWPIXJQTU=

Se você é empreendedor de primeira viagem, ou já empreendeu e não teve uma experiência muito legal, então este artigo vai te ajudar!

Saber como abrir uma empresa é um dos conhecimentos necessários para quem busca empreender bem e sem muitas dores de cabeça. No entanto, não é sempre que nós encontramos as informações necessárias para fazer o processo da melhor forma.

E para te ajudar, nós preparamos um post com 3 passos para que você saiba por onde começar a abertura da sua empresa.

Vem com a gente!

5 erros comuns ao abrir uma empresa

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Isso está muito atrelado ao perfil da população, que possui bastante criatividade e inovação, características essenciais para enfrentar as mais diversas dificuldades no nosso país.

De acordo com a pesquisa feita pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceira com o Sebrae, em 2021, a pandemia aumentou o número de aberturas de novos negócios no Brasil, representando uma taxa de crescimento em 75% em comparação aos anos de 2019 e 2020.

Além disso, o sonho de abrir uma empresa foi identificado como o segundo maior para a população.

Este número gera um estímulo para quem está planejando ingressar no empreendedorismo. Porém, é preciso ficar atento para alguns erros comuns no processo de abertura de uma empresa.

Isso porque, se você não inicia o seu negócio da melhor forma, é bem provável que mais obstáculos e desafios sejam encontrados no caminho.

E para deixar isso mais claro, nós vamos te apresentar 5 erros bem comuns ao abrir uma empresa.

1. Não formalizar

O primeiro problema já começa na falta de formalização!

Nós sabemos que o nosso país apresenta inúmeras barreiras e burocracias para a formalização de empresas, e que, a depender do tipo e porte do negócio, este processo pode levar dias e até meses.

Porém, quando o empreendedor escolhe não formalizar as atividades, ele está abrindo mão de diversas possibilidades de crescimento, além de atuar fora da legalidade e correr o risco de sofrer multas e punições por isso.

2. Falta de planejamento

Abrir uma empresa sem nenhum planejamento é uma prática comum, mas que leva ao aumento da taxa de mortalidade entre os pequenos negócios.

Quando falamos em planejamento, estamos nos referindo, principalmente, a dois pontos essenciais: finanças e operação.

Saber como a sua empresa vai funcionar e como gerenciar o financeiro do negócio é um grande desafio, mas é o tipo de conhecimento que diferencia os negócios que sobrevivem dos que, em pouco tempo, estarão fechando as portas.

3. Não analisar o mercado

A análise de mercado está relacionada a entender quem são os seus concorrentes e como eles trabalham. Isso não significa tomar como base apenas o “achismo”, mas realmente para e buscar entender como a sua empresa deve se diferenciar dos concorrentes.

Esta é uma pesquisa que deve ser feita antes de abrir a sua empresa, pois ela vai orientar alguns pontos essenciais, como:

-  O que o seu público valoriza no concorrente;
- O que ele não valoriza;
- Como você pode se destacar;
- Quais as oportunidades a serem exploradas.

Assim, fica bem mais simples definir a estratégia do seu negócio e como você gostaria de ser reconhecido pelos clientes.

4. Precificar sem estratégia

Saber como precificar é uma das grandes dificuldades da maioria dos empreendedores, mesmo os que já tem vários anos de atuação no mercado.

Ao estabelecer um preço num produto ou serviço, você deve considerar diversos fatores, como:

- Custos de aquisição;
- Estocagem;
- Deslocamento;
- Lucro sobre a venda;
- Preço praticado no mercado;
- Etc.

Assim, abrir uma empresa sem saber como precificar é um ponto que pode gerar grandes preocupações no futuro.

Afinal, quando você não precifica bem, você não vende e não fatura bem.

5. Levar a empresa como um hobby

Se você está iniciando um negócio apenas como um passatempo, então é melhor parar por aí!

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao abrir uma empresa é levá-la como um hobby, uma diversão ou ocupação sem grandes objetivos.

Veja bem, quando você inicia uma empresa sem grandes expectativas ou planos de crescer as atividades e deixa que ela seja apenas um “lazer”, as chances de que este negócio não dê certo são bem altas.

Abrir uma empresa é uma grande responsabilidade, pois envolve recursos como dinheiro, tempo e a contratação de uma equipe para fazer o negócio funcionar. Por isso, esta não deve ser uma atividade aleatória.

Se você deseja resultados de verdade, então precisa começar olhando para a empresa com seriedade.

3 passos para abrir uma empresa

Entendendo quais os principais erros no processo de abertura de um negócio, chegou a hora de conhecer os 3 passos principais para que você possa abrir uma empresa sem grandes preocupações e da melhor forma!

1. Defina as suas atividades

Primeiramente, você precisa definir quais serão as atividades do seu negócio.

Pode parecer uma dica bem óbvia, mas antes de iniciar a sua empresa, você precisa estruturar o seu funcionamento. Para isso, existem algumas perguntas estratégicas:

- O que a minha empresa vai vender?
- O que nós não vamos vender?
- Como as nossas atividades devem funcionar?
- Onde irão funcionar?
- Vou precisar de mais pessoas logo no início?

Para deixar a importância desse passo mais clara, vamos usar um exemplo bem cotidiano.

Você já deve ter encontrado no comércio aquelas lojas que são um pouco de tudo, vendem alimentos, roupas, sapatos, maquiagens, itens de decoração, etc.

Normalmente, nós ficamos bem confusos quando frequentamos este tipo de lugar. E sabe qual é o grande problema?

Ele não define um foco específico. E quando isso acontece, a empresa acaba não sendo uma referência. Afinal, quem vende de tudo um pouco não é uma autoridade em nada.

Por isso, antes de abrir uma empresa, você deve definir exatamente o que o seu negócio vai comercializar. E para isso, você pode usar a ferramenta Canvas e criar o seu modelo de negócio!

2. Verifique o seu capital inicial

O capital inicial é o valor que você tem para abrir uma empresa e fazer as primeiras atividades funcionarem.

Não existe um valor ideal para começar, ele pode variar de acordo com a situação financeira do empreendedor e também com o tipo de negócio e atividades que serão feitas.

Saber qual o seu capital inicial e como ele deve ser usado é fundamental para que o seu negócio inicie com um direcionamento de recursos e possa estar preparado para gerar caixa nos primeiros meses de vida.

3. Pesquise o melhor tipo de tributação

Ao abrir uma empresa, é comum que as pessoas já procurem o formato MEI. Mas você precisa ficar atento ao formato que mais vai se encaixar na sua necessidade.

Além da MEI, existem diversos tipos de empresa, como a Empresário Individual (EI) e outros diversos tipos de sociedades. Assim, o ideal é que você conte com a ajuda de um contador para fazer a melhor escolha.

Abrir uma empresa pode gerar aquele “friozinho na barriga”. Mas com as nossas dicas, você vai conseguir fazer este processo de um jeito bem simples!

Aproveita e compartilha este conteúdo com mais amigas que estão pensando em empreender.