Blogs

Voluntários fazem campanha para arrecadar itens de higiene para mulheres de Arapiraca

07/03/2022 21h09 - Atualizado em 07/03/2022 21h09
07/03/2022 21h09 Atualizado em 07/03/2022 21h09
Voluntários fazem campanha para arrecadar itens de higiene para mulheres de Arapiraca
Em Arapiraca, mulheres precisam do básico - Foto: Clau Soares

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza triplicou desde o início da pandemia. O desemprego e a falta de políticas públicas são apontados como as principais razões para a expansão da miséria no Brasil.

Em Arapiraca, o cenário não é diferente. O relatório de Programas e Ações do Ministério da Cidadania aponta que existem hoje cerca de 60 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no município cuja população está estimada em pouco mais de 234 mil (IBGE 2021).

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, “mais da metade das pessoas que trabalham formalmente em Arapiraca tem renda de 1,6 salários míninos e 40% da população têm renda per capita (por pessoa) de até R$ 200,00.” Ou seja, mesmo quem está empregado enfrenta dificuldades para pagar as despesas básicas: aluguel, alimentação, água, energia.

Diante deste cenário, iniciativas de solidariedade da sociedade civil são essenciais, como é o caso do Projeto Espalhe Amor, principalmente diante da falta de repasse de verbas federais para programas de assistência social, como o CRAS (prestes a serem fechados, inclusive).

O projeto surgiu em 2015, conta com mais de 100 voluntários inscritos e realiza ações mensais em instituições sociais, como Lar São Domingos, Abrigo Mãe Rainha, Lar Maria das Neves, Casa dos Velhinhos, Fundação Antônio Jorge, Albergue Monsenhor José Neto), comunidades e pessoas em vulnerabilidade social da cidade de Arapiraca e região.

Mês da Mulher


Ao invés de flores, absorventes, calcinhas, papel higiênico, escova de dente, entre outros itens de higiene pessoal, estão na lista do pedido de doações do grupo de voluntários de Arapiraca, Projeto Espalhe Amor, que serão levadas para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, em Arapiraca e região.

“Durante o mês de março, estamos arrecadando kits de higiene pessoal para mulheres em situação de rua e também para as que são assistidas no alojamento da Prefeitura, uma vez que essa população precisa tem dificuldade a itens básicos de higiene e precisam ter suas necessidades atendidas. O objetivo é montar 50 kits e levar um pouco de conforto e dignidade”, explica Larissa Tinô, uma das administradoras do grupo Espalhe Amor.

Quem puder contribuir, pode doar itens de higiene (absorvente, sabonete, shampoo, escova de dente, creme dental, desodorante, calcinha, e papel higiênico) e deixar no endereço: Rua Rui Barbosa, 526, Centro, em Arapiraca, ou doar via Pix (82 9 9942-4585). Com o dinheiro, os voluntários fazem as compras dos produtos, distribuem e prestam contas aos doadores. Para esta ação, as doações devem ser feitas até o dia 18 de março.

Mais informações no perfil @projeto.espalheamor (Instagram) ou pelo WhatsAp: (82) 9 9942-4585.

Clau Soares

Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.

Ver todos os posts