Blogs
PORTARIA DEFINE NOVAS REGRAS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA DE VIDA

O INSS acabou de publicar portaria alterando as regras para realização da prova de vida dos beneficiários da Previdência Social. Antes da alteração legal, uma vez por ano, o aposentado, pensionista ou beneficiário deveria comparecer, obrigatoriamente, a uma agência bancária para comprovar ativamente que estava vivo para poder manter seu benefício ativo.
Agora a regra mudou e a prova de vida realizada como a conhecemos hoje, vai ser a exceção. A regra será não realizar prova de vida, tendo em vista que o INSS terá que verificar inicialmente as diversas bases de dados do governo federal, estadual e municipal que, se atualizadas, servirão como prova de que o beneficiário não faleceu.
Veja abaixo o que será aceito como prova de vida para o INSS:
Acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
Atendimento:
1. Presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
2. De perícia médica, por telemedicina ou presencial;
3. No sistema público de saúde ou na rede conveniada;
Vacinação;
Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
Atualizações no Cadastro Único;
Votação nas eleições;
Emissão/renovação de: Passaporte;
Vale destacar que o INSS terá um prazo de implantação das novas regras até dezembro/2022, ficando impossibilitado de suspender qualquer benefício sob a alegação de ausência de realização de prova de vida.
Deixe seu comentário!
Hugo Almeida
Advogado, Sócio Fundador do Escritório HA Advogados, Professor Universitário e torcedor do Asa.
Ver todos os postsÚltimas notícias

TV Asa Branca anuncia novo telejornal com apresentação de Andrea Resende, ex repórter da TV Gazeta de Alagoas

Polícia Civil conquista 17 medalhas nos Jogos dos Servidores de Alagoas

Após quase 20 dias internada, esposa de empresário, vítima de acidente, morre em Coruripe

ASA firma cessão de uso e anuncia novo CT das categorias de base: “Crias do GIGANTE”
