Blogs
INSS AMPLIA O MODELO DE PERÍCIAS VIRTUAIS

O ano de 2020 foi marcado pela chegada inesperada da pandemia da COVID-19, gerando impactos negativos na vida de toda população mundial. No Brasil, diversas leis foram editadas buscando uma adequação do país à nova realidade social.
Por sua vez, após o agravamento dos números de infectados no país, o INSS foi obrigado a suspender os atendimentos presenciais, deixando de realizar perícia médica para concessão de benefícios previdenciários, causando inicialmente um clima de bastante tensão entre os beneficiários.
Nesse sentido, é preciso destacar que foi sancionada a lei 14.131 de 31 de março de 2021, possibilitando a concessão do auxílio por incapacidade temporária sem a necessidade de realização de perícia médica presencial. A solução proposta foi a utilização apenas da análise documental (tais quais atestados médicos, exames, prontuários médicos, dentre outros), sendo o envio da mesma através do portal “meu INSS”.
Ocorre que a vigência da mencionada lei foi mantida até 31 de dezembro de 2021, ao passo que a partir de 01/01/2022 as perícias voltaram a ser realizadas de forma presencial.
Contudo, devido às incertezas sobre o futuro da pandemia, em especial com a chegada da nova variante ômicron, o INSS, em recente publicação por meio da Portaria PRES/INSS n° 1.404/2022, válida por noventa dias, volta a regular a realização das perícias para concessão de benefícios.
Neste novo contexto, a portaria publicada na data de hoje possibilita a realização de Perícia Médica com o uso de Teleavaliação, isto é, as perícias médicas, que acabaram de retornar à modalidade presencial, passam também a serem realizadas por meio virtual.
Por fim, deve-se mencionar que as perícias presenciais permanecem, por ora, sendo realizadas normalmente nas agências do INSS, enquanto as Teleavaliações aguardam a regulamentação interna do INSS para efetiva implementação e posterior utilização dos beneficiários.
Assim, os beneficiários deverão ficar atentos às mudanças instituídas pelo INSS.
Hugo Almeida
Advogado, Sócio Fundador do Escritório HA Advogados, Professor Universitário e torcedor do Asa.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Conserto de motobomba vai regularizar abastecimento de água em quatro municípios do Sertão

PM promove aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis

Dois dias antes de gravar novo EP, cantor Rafa Diniz morre afogado no Rio São Francisco

Ronda no Bairro e Bombeiros socorrem homem em situação de rua, vítima de espancamento
