Blogs

Moradores denunciam que funcionários da UPA de Arapiraca descartam luvas no chão

Por Paulo Marcello 03/01/2022 19h07
Por Paulo Marcello 03/01/2022 19h07
Moradores denunciam que funcionários da UPA de Arapiraca descartam luvas no chão
Descarte irregular de luvas - Foto: Cortesia

Moradores das proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca reclamam da quantidade de máscaras e luvas descartadas de forma irregular no chão ou na grama do posto de saúde. Segundo eles, é fácil encontrar os equipamentos de proteção individual (EPI) espalhados diariamente nos corredores da UPA recém-inaugurada pelo Governo do Estado.

Pacientes e acompanhantes também reclamam que não existem lixeiras na parte externa da UPA e algumas pessoas acabam jogando lixo na calçada ou na rua, mas o descarte de material de uso hospitalar não pode ser disponibilizado em qualquer lugar, principalmente pelos próprios servidores da Unidade de Saúde. Inadmissível, como informou a filha de um paciente que estava sendo atendido na manhã desta segunda-feira (3).

Saber descartar corretamente máscaras e luvas descartáveis é extremamente importante para não proliferar ainda mais o novo Coronavírus. Se máscaras e luvas forem jogadas fora de qualquer jeito, ela pode acabar nos barracões de lixo reciclável e colocar em risco a vida de trabalhadores.

Mesmo usando equipamentos de proteção, se eles encostarem numa máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados pela Covid-19. Uma precaução necessária para diminuir riscos, e a solução do problema vem de casa. Existe um jeito certo - e seguro - para descartar a máscara, segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Para o descarte é preciso usar dois saquinhos plásticos - um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara dentro dos saquinhos plásticos, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro.

Essa dica serve para máscaras descartáveis, já as máscaras de pano precisam ser lavadas, sempre depois de utilizada. Dá para usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar.

Até o fechamento desta matéria, a Sesau não havia se pronunciado sobre o assunto.