Blogs

Implantação de Clubes Juvenis como Atividades Extracurriculares na Escola

13/12/2021 02h02
13/12/2021 02h02
Implantação de Clubes Juvenis como Atividades Extracurriculares na Escola
CLUBES JUVENIS - Foto: https://www.google.com/search?q=clubes+juvenis&sxsrf=AOaemvLxQSI5xROlri7gQdtRCBQGdR_qFg:1639374850689&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=2ahUKEwjXzYOdi-D0AhUaILkGHdhhDowQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=6

As escolas públicas e privadas de educação básica precisam implantar atividades extracurriculares diferenciadas para despertar o protagonismo estudantil, uma das possibilidades inovadoras são os Clubes Juvenis. Com a implantação de clubes na escola, os alunos desenvolverão competências importantes para sua Formação Escolar e atuação no contexto social em que vive e para a sua história de vida. Os conhecimentos acessados e desenvolvidos nas práticas dos Clubes devem enfatizar sobremaneira o protagonismo Juvenil e o desenvolvimento de habilidades e competências que potencialize ainda mais os resultados nos estudos. Segue alguns exemplos de clubes que poderão serem implantados nas escolas em horários contrários e principalmente em escolas de tempo integral:

Clube do Empreendedorismo
• Planejamento;
• Construir Regras de Convivência;
• Conceitos Gerais de Gestão e Liderança;
• Autonomia (Escolhas Baseadas em Valores Éticos);
• Projeto de Vida (Compreensão de Habilidades que Contribuem na Escolha da Profissão);
• Conhecimento Pessoal e Senso de Responsabilidade.


Clube de Leitura: Leitura de Clássicos Literários e Poesias em Grupo
• Utilização das Estratégias de Leitura;
• Exploração das Características dos Gêneros Textuais (Contos, Poesias, Etc);
• Compartilhamento de Experiências;
• Capacidade de Dialogar;
• Curiosidade;
• Feiras Literárias, Exposições .
• Capacidade de Refletir sobre Temáticas Importantes;
• Incentivo às Práticas de Produção de Textos;
• Responsabilidade com o Trabalho em Equipe;
• Reflexão e Tomada de Decisões;
• Busca de Soluções para Problemas;
• Socialização de Informações com os membros da Comunidade Escolar.

Clube do Projeto de Vida

• Liderança;
• Trabalho Em Equipe;
• Gestão;
• Responsabilidade;
• Busca Do Bem-Estar Coletivo;
• Conviver Com As Diferenças;
• Auto-Organização.

Outros Exemplos:
Clube do Teatro
Clube da Lógica e outros Clubes poderão serem criados de acordo com as necessidades e Interesses dos alunos e da comunidade escolar.

Independentemente da temática abordada e da área do conhecimento escolhida pelo clube na sua criação, vale lembrar que a intenção será aprender a trabalhar em equipe, pois se está lidando com a heterogeneidade do grupo,. dessa forma, ela pode ser positiva porque enriquece a discussão coletiva, desde que todos estejam dispostos a fazer o que for necessário para ampliar a sua visão de mundo e os conhecimentos específicos dos objetivos do grupo.

É interessante que bimestralmente ou semestralmente sejam realizadas culminâncias com os resultados das práticas realizadas nos clubes, como também entregar certificações e homenagens para os alunos participantes. são possibilidades para agregar ações e práticas para um educação básica atrelada as novas tendências da BNCC. O importante é que gestores, professores e a família procurem sempre inovar e estimular as crianças e o jovens a acreditarem em seus sonhos e a serem felizes.

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts