Blogs

Eventual candidato de Renan Calheiros não emplaca nas primeiras pesquisas

Por Paulo Marcello 09/12/2021 19h07 - Atualizado em 09/12/2021 19h07
Por Paulo Marcello 09/12/2021 19h07 Atualizado em 09/12/2021 19h07
Eventual candidato de Renan Calheiros não emplaca nas primeiras pesquisas
Renan Calheiros - Foto: Revista Veja

Não precisou esperar muito tempo para confirmar que o eventual candidato ao governo de Alagoas, indicado pelo senador Renan Calheiros (MDB), não emplacou nas pesquisas de opinião e seu nome nem deve mais figurar nos próximos levantamentos, para evitar desgaste. O deputado Antônio Albuquerque aparece com pouco mais de 5% das intenções de votos, segundo a pesquisa Ibrape divulgada esta semana. 

Os números trazem a liderança do senador Rodrigo Cunha (PSDB) seguido pelo deputado Paulo Dantas (MDB) e mostra ainda que 26% do eleitorado alagoano ainda não sabe em quem votaria, caso as eleições fossem hoje. O senador tucano aparece com 30% das intenções de voto, enquanto que o deputado da mesma legenda do pai e do governador Renan Filho teria 18% da preferência dos eleitores. 

No início de Novembro, o senador Renan afirmou que estava engajado na definição do nome do deputado Albuquerque que está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa (ALE). Na época, Calheiros afirmou que o parlamentar tem sido um grande aliado e que conhece poucas pessoas com a vontade política e dedicação do deputado alagoano. Os resultados do Ibrape mostram que a indicação não teve o resultado esperado e que é Paulo Dantas, da mesma legenda dos Renan's, que vem diminuindo a diferença para o senador Rodrigo Cunha. 

No cenário estimulado para o governo, Cunha obteve 30% das intenções de voto; Paulo Dantas aparece com 18% das citações; enquanto Antônio Albuquerque obteve 6% e Josan Leite ficou com 3%. Indecisos somam 26% e 17% votaria em branco ou nulo.

Veja os números

A pesquisa ouviu dois mil alagoanos entre os dias 19 a 22 de novembro em seis regiões do estado e conta com uma margem de 95% de confiança. A margem de erro máximo é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu dois mil alagoanos entre os dias 19 a 22 de novembro em seis regiões do estado e conta com uma margem de 95% de confiança. A margem de erro máximo é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.