Blogs

Vereador defende vagas de embarque e desembarque para veículos de aplicativos

Por Paulo Marcello 28/10/2021 19h07
Por Paulo Marcello 28/10/2021 19h07
Vereador defende vagas de embarque e desembarque para veículos de aplicativos
Fabiano Leão - Foto: Cláudio Roberto

O vereador Fabiano Leão pretende levar ao plenário da Câmara Municipal, um requerimento que pede que a Prefeitura instale pontos de embarque e desembarque para o uso de veículos por aplicativo no Centro da cidade. Os motoristas deste serviço de transporte de passageiros reclamam da ação da SMTT que aplica multas quando eles estão deixando ou pegando um passageiro no centro comercial de Arapiraca.

A simples ‘paradinha’ para entrada ou saída dos passageiros tem gerado transtorno, discussões e irritação dos condutores de veículos por aplicativo, além das multas, quando param em fila dupla, por exemplo. De acordo com a proposta do vereador, os pontos seriam em locais estratégicos no Centro Comercial, nas Praças Marques da Silva, Luiz Pereira Lima e Manoel André, além do Calçadão do Largo Don Fernando Gomes e em outras áreas exclusivas delimitadas pela SMTT.

“Esta atividade precisa ser regulamentada e o município precisa organizar esse serviço, não pode permitir, por exemplo, que os motoristas tenham que parar em fila dupla ou em locais proibidos para realizar o embarque e desembarque dos passageiros, infringindo o Código de Trânsito. Então, eu sugiro que sejam destinadas essas vagas para que os motoristas possam aguardar, por alguns minutos, até que os passageiros embarquem ou desembarquem em locais específicos”, afirmou Fabiano.

A situação é mais cômoda para os táxis, que já dispõem de locais de parada determinados pelo órgão gestor, mas os taxistas de outras praças também seriam beneficiados com a criação dos locais de embarque e desembarque na região central de Arapiraca. Vale lembrar que nenhuma empresa de mobilidade urbana é regularizada na cidade, ou seja, nenhum motorista por aplicativo é cadastrado e não há pagamento de tributo municipal, ao contrário do que já ocorre em outras cidades.