Blogs

Eleições OAB: Discussões avançam e caminham para união dos dois maiores grupos políticos da instituição em Arapiraca

Por Paulo Marcello 24/09/2021 11h11 - Atualizado em 24/09/2021 11h11
Por Paulo Marcello 24/09/2021 11h11 Atualizado em 24/09/2021 11h11
Eleições OAB: Discussões avançam e caminham para união dos dois maiores grupos políticos da instituição em Arapiraca
Pré-candidatos da OAB - Foto: Cortesia

As eleições para a nova composição da seccional de Arapiraca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) serão realizadas em novembro deste ano e o cenário aponta para a união dos dois grupos que compõem a grande parcela dos advogados do Agreste do Estado, um território eleitoral que compreende mais de dez municípios da região. As advogadas militantes Irenny Karlla e Glécia Alexandrino podem ser confirmadas como candidatas a presidente e vice, respectivamente.

Na capital do Estado, cresce o movimento “Unir Faz Bem”, encabeçado pelo atual vice-presidente da OAB-AL, Vagner Paes, apresentado como pré-candidato a presidente da Ordem. Já em Arapiraca, a ideia é unir os dois maiores grupos que representam os advogados do Agreste, buscando o fortalecimento da classe e isso pode ser fundamental para definir as eleições deste ano.

A presença de duas advogadas militantes, Irenny Karlla e Glécia Alexandrino, numa mesma chapa, significaria um grande avanço na defesa da paridade da mulher, demonstrando a inegável força feminina na participação na polícia da instituição mais respeitada do Brasil. Mas é importante esclarecer que ainda não existem candidaturas oficiais, somente grupos e pré-candidatos que só poderão ser lançados e registrados após a publicação do edital.

Eleições


As eleições da OAB são as votações que ocorrem para ocupar os cargos de conselheiros federais e diretorias do Conselho Federal da OAB, além de preenchimento de cargos estaduais e diretorias, bem como diretorias das Subseções ligadas a cada estado. Ainda em fase de articulações políticas, o cenário de pré-candidaturas é marcado por alianças de grupos e lançamentos de movimentos de engajamento e participação dos Advogados.

A expectativa é que o edital eleitoral seja publicado no início da próxima semana. Após aprovação do Conselho Federal e dos Conselhos Estaduais, seguem as composições e designações de cargos e espaços, com apresentação de chapas e candidatos. A publicação das ‘regras do pleito’ deve ocorrer 45 dias antes da votação.

As eleições dos conselheiros das unidades federativas ocorrem sempre na segunda quinzena de novembro do último ano do mandato da chapa atual, isto é, no último ano do triênio. O mandato da chapa eleita inicia-se, então, em 1º de janeiro do ano seguinte da eleição.