Blogs

Vereadora Dra. Fany é autora do projeto que pede instalação de energia solar em prédios públicos de Arapiraca

Por Paulo Marcello 22/09/2021 13h01
Por Paulo Marcello 22/09/2021 13h01
Vereadora Dra. Fany é autora do projeto que pede instalação de energia solar em prédios públicos de Arapiraca
Dra. Fany - Foto: Cláudio Roberto/Câmara

Os prédios públicos de Arapiraca poderão aderir ao conceito de zero energia, ou seja, toda a eletricidade consumida nesses locais será produzida pelas placas fotovoltaicas instaladas nos telhados das edificações. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) nº 56/2021 de autoria da vereadora Fany Gabriella (MDB) Dra. Fany.

A vereadora afirmou que a instalação dos painéis de energia solar nos prédios onde funcionam os serviços públicos municipais reduzirá os gastos com o pagamento das contas de energia elétrica. Após a aprovação do PL, será foi feito um levantamento de todo o sistema de iluminação e dos equipamentos usados nos prédios públicos, como ar-condicionado, geladeiras e computadores.

"Além dessa economia dos recursos públicos, o excedente de energia produzido por meio da luz solar, é transformado em créditos energéticos, e estes podem ser utilizados na iluminação pública municipal, reduzindo dessa forma, o valor da taxa cobrada aos moradores", afirmou a vereadora.

Após publicação pela Câmara Municipal, o PL nº 56/2021 seguirá para análise nas comissões internas da Casa Herbene Melo e após 45 dias retornará ao plenário onde será debatido e votado pelos vereadores. Uma vez aprovado, o Projeto de Lei, seguirá para ser analisado pelo Executivo Municipal.