Blogs

TSE totaliza votos da eleição de Campo Grande com número menor de urnas

Por Paulo Marcello 14/09/2021 13h01 - Atualizado em 14/09/2021 15h03
Por Paulo Marcello 14/09/2021 13h01 Atualizado em 14/09/2021 15h03
TSE totaliza votos da eleição de Campo Grande com número menor de urnas
Campo Grande (AL) - Foto: Josival Meneses

A apuração da eleição suplementar de Campo Grande (AL) ganhou um novo capítulo, dois dias após o pleito do último domingo (12). A divulgação oficial da totalização dos votos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz o número de urnas menor do que a quantidade de seções divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) são três a menos.

A matéria publicada pelo TRE, em 9 de setembro de 2021, afirmava que eram 8.446 eleitores aptos para votar na eleição suplementar de Campo Grande, no último domingo (12), organizada pela 20ª Zona Eleitoral. O mesmo texto dizia que eram quatro locais de votação e 27 seções eleitorais que seguiriam as regras sanitárias impostas no combate à Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscaras e proibidas aglomerações dentro e nas proximidades dos locais de votação. A matéria foi corrida na tarde desta terça-feira (14).

A informação sobre a existência de três urnas a mais na eleição de campo Grande acirra ainda mais as dúvidas dos eleitores e partidos, já que a diferença de votos do prefeito eleito (Téo Higino) e o segundo colocado (Cícero Pinheiro) foi de apenas 9 votos e este novo fato coloca ainda mais desconfiança na apuração e divulgação dos votos. Vale lembrar que os dois candidatos chegaram a comemorar a vitória nas urnas, após a divulgação de informações diferentes.

Segundo o chefe do cartório de Campo Grande, Luciano Cruz, em toda eleição o numero de urnas pode ser alterado. Ele explica que nesta eleição foram utilizadas 23 urnas (23 seções), mas o número pode ser maior nas próximas eleições. Foram três escolas e um ginásio utilizados para votação que ocorreu no último domingo, segundo o servidor da Justiça Eleitoral. No entanto, ele não soube informar de onde partiu a informação equivocada que o TRE/AL divulgou em sua página oficial.

“Eu não sei de onde partiu a informação dessa quantidade, porque a gente fecha as seções e publica o edital muito antes da eleição, é público. Eu não sei como surgiu essa informação das 27 seções. Em Campo Grande, para esse pleito, foram utilizadas 23 urnas. Eu lhe digo com toda certeza do mundo, foram 23 e não 27”, afirmou.



Esse é mais um capítulo da atípica eleição que teve a comemoração dos dois principais candidatos a prefeito com divulgações diferentes sobre quem vencera o pleito. Eleitores, apoiadores, coordenadores de campanha, candidatos e políticos de todo Estado, viveram momentos de informações contraditórias até a divulgação oficial do TSE, cerca de duas horas após o fim da votação.