Blogs
Arthur Lira vence duelo contra Renan Calheiros e oposição e barra pedido de impeachment
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), ironizou os pedidos de abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou que não vai bagunçar o país. Foi um balde de água gelada nos partidos de oposição e consequentemente no relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI/Covid) senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O "superpedido", como chamaram alguns veículos de imprensa, foi protocolado na tarde desta quarta-feira (30) com a assinatura de partidos políticos, parlamentares e entidades da sociedade civil. O documento unifica argumentos de outros 123 pedidos que já foram apresentados
Segundo aliados de Arthur Lira, as chances de aceitar a empreitada é "próxima de zero". Mesmo com a nova iniciativa, o presidente da Câmara não estaria disposto a “bagunçar” o país e segue dizendo que não vê clima nem condições para iniciar um processo de impeachment.
“Até onde acompanhei na imprensa, o documento que foi protocolado hoje é uma reunião de outros pedidos de impeachment com o agregado dos depoimentos da CPI. Se esta é a novidade, o ideal é esperar o avanço da CPI que acontece na outra Casa para ver se há algo de verdade e contundente além dos depoimentos. Vamos aguardar os acontecimentos”, disse.
Arthur Lira também afirmou que a oposição não tem 342 votos para aprovar o afastamento do presidente e que um impeachment no momento seria uma irresponsabilidade. O presidente da Câmara ainda declarou que um pedido de impeachment precisa de "materialidade".
“Aqui seguimos a pauta do Brasil, das reformas e dos avanços. Respeito a manifestação democrática da minoria. Mas um processo de impedimento exige mais que palavras. Exige materialidade”, afirmou.
Vale lembrar que a decisão para abertura do processo de impeachment é exclusiva do presidente da Câmara. Em seguida, são necessários 342 votos na Câmara (de um total de 513) para dar prosseguimento ao processo. Atualmente, o presidente conta com apoio do Centrão, que reúne cerca de 200 deputados.
Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Sem receber 13º salário, motoristas de ônibus de SP entram em greve
Onda gigante mata ao menos quatro turistas nas Ilhas Canárias
Polícia Civil prende entregador de água condenado por tentativa de latrocínio
Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina

