Blogs

Fabiano Leão denuncia falta de atendimento e medicamentos na Rede Pública de Saúde de Arapiraca

Por Paulo Marcello 12/05/2021 12h12 - Atualizado em 12/05/2021 12h12
Por Paulo Marcello 12/05/2021 12h12 Atualizado em 12/05/2021 12h12
Fabiano Leão denuncia falta de atendimento e medicamentos na Rede Pública de Saúde de Arapiraca
Fabiano Leão - Foto: Cláudio Roberto/Câmara

O vereador Fabiano Leão (PSDB) lamenta a falta de atendimento adequado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arapiraca, além da ausência de médicos e de medicamentos prioritários, como para tratamento de pressão arterial, diabetes e asma. Segundo o parlamentar, em plena pandemia existem outras patologias que também podem matar e os pacientes não recebem sequer atendimento na rede pública.

Fabiano Leão tratou do assunto durante sessão ordinária, nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Arapiraca, num aparte da vereadora Dra. Fany, que solicitou à Secretaria de Saúde a contratação de médicos nas especialidades em Nefrologia, Angiologia e Geriatria. O requerimento da parlamentar foi aprovado pelos vereadores presentes.

De acordo com Fabiano Leão, a população não é acometida apenas pelo novo coronavírus e que a prefeitura precisa se preocupar também com as demais doenças e nas pessoas que fazem uso de medicamento contínuo em seu tratamento. Para ele, a falta destes remédios prejudica o paciente que busca o SUS por não ter como arcar com estas despesas. 

“Não é apenas a Covid-19 que está matando o povo, mas outras doenças. A própria depressão é uma situação de Saúde Pública, em decorrência das medidas para enfrentar o coronavírus, tem pessoas que perderam o emprego, tiveram suas vendas suspensas, estão sem sair de casa há meses e precisam ser tratadas nas nossas Unidades. Hoje, o povo chega aos Postos de Saúde e não tem um atendimento adequado, não por culpa dos profissionais, mas pela falta deles”, disse Fabiano.

Ele citou como exemplo, que nos Postos de Saúde que contavam com três ou quatro equipes, tinham dez ressonâncias, mas agora só têm três e para piorar ainda mais a situação, em unidades menores só tem um exame de ressonância para a comunidade. Fabiano denuncia que o desespero não para por aí, já que até uma tomografia da Covid-19, não está disponível.

"Como um pai se sente ao ver um filho precisando de um exame desse e não tem ou ver a esposa precisar e não ter? O prefeito Luciano Barbosa está pensando que está há dez anos”, desabafa o vereador.