Blogs

Bolsonaro defende ações do governo no combate à pandemia e diz que o povo quer ter liberdade para trabalhar

Por Valor Investe 21/03/2021 21h09
Por Valor Investe 21/03/2021 21h09
Bolsonaro defende ações do governo no combate à pandemia e diz que o povo quer ter liberdade para trabalhar
Bolsonaro - Foto: Agência O Globo

Em discurso a apoiadores no dia de seu aniversário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manteve o tom de enfrentamento das últimas semanas contra as medidas de isolamento social adotadas por governadores para o combate à pandemia. Depois de assegurar ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que não decretará estado de sítio, Bolsonaro afirmou que fará “qualquer coisa pelo meu povo”, que estiver previsto na Constituição Federal.

“Eles estão esticando a corda, faço qualquer coisa pelo meu povo”, avisou, em mensagem velada aos governadores. “Qualquer coisa é o que está na Constituição, democracia e direito de ir e vir. Podem confiar na gente. Vocês me deram esse voto de confiança. Só Deus me tira daqui [da Presidência], enquanto for vivo e estiver aqui, estarei com vocês. Não abriremos mão desse poder que vocês nos deram por ocasião das eleições de 2018”, completou ele, que hoje usou máscara.

Ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, o presidente disse que as Forças Armadas defenderão os direitos da população. “Se alguém acha que um dia nós abriremos mão da nossa liberdade, estão enganados. Alguns tiranetes ou tiranos tolhem a liberdade de vocês, mas o nosso Exército é o verde-oliva, e é vocês. Contem com as Forças Armadas pela democracia e pela liberdade”, conclamou.

No dia em que completa 66 anos, Bolsonaro foi ovacionado por centenas de apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, que entregaram um bolo com as cores da bandeira do Brasil. O presidente se aproximou dos manifestantes ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ao contrário das manifestações anteriores, apareceu usando máscara de proteção. Bolsonaro tirou a proteção para discursar, mas recolocou a máscara para tirar fotos com apoiadores.

O presidente defendeu as ações do governo no combate à pandemia e disse que o povo quer ter liberdade para trabalhar. “Fizemos tudo no combate ao vírus, compra de vacinas, o maior projeto social do mundo, que foi o auxílio emergencial. O povo precisou, nós atendemos. Agora o que o povo mais pede pra mim é: ‘eu quero trabalhar’”. Nesse momento, a multidão o interrompeu aos gritos de “queremos trabalhar, queremos trabalhar”. 

Bolsonaro acrescentou que “ninguém quer viver de favor do Estado”, e quem vive nessa condição “abre mão de sua liberdade”. Ele disse que vencerá essa batalha para evitar que o Brasil “mergulhe no socialismo”.

"Estamos do lado certo, do lado do bem, não queremos que o Brasil mergulhe no socialismo", afirmou. Segundo ele, por esse caminho, "o povo vai pra miséria, pra fome, para o tudo ou nada". Ele concluiu dizendo que "não trilharemos esse caminho".

O presidente afirmou ainda que que pela via do socialismo o povo “vai pra miséria, pra fome, para o tudo ou nada. “Não trilharemos esse caminho”, encerrou.