Blogs

Vereador de Arapiraca pede solução para reabertura da agência do INSS

Por Paulo Marcello 16/03/2021 07h07
Por Paulo Marcello 16/03/2021 07h07
Vereador de Arapiraca pede solução para reabertura da agência do INSS
Vicente do Remédio - Foto: Cláudio Roberto/Câmara

O vereador Vicente do Remédio (PSL) pretende encaminhar à Gerência Regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Maceió, uma solicitação para que a unidade volte a atender a população de Arapiraca e do Agreste dentro da maior brevidade possível. A sede do órgão está fechada há mais de cinco meses, após um incêndio que atingiu o imóvel, em outubro de 2020.

Vicente apela ainda ao governo federal, por meio da Superintendência Regional Nordeste, e a própria bancada federal, em Brasília, pelo retorno dos trabalhos da Agência da Previdência na cidade, mesmo que seja num prédio locado, provisoriamente, enquanto os trabalhos de recuperação na unidade incendiada não forem concluídos. Ele lembra que além do prédio danificado, a pandemia de coronavírus é outro agravante para prejudicar quem precisa de atendimento.

“Já são cinco meses sem perícia médica e avaliação social. Isso faz com que trabalhadores necessitados, pensionistas, aposentados, doentes e sem dinheiro para alimentação ou remédios esperem ainda mais em razão da falta de atendimento, além dessa pandemia para ter o benefício atendido”, lamentou o vereador.

O vereador disse que por conta do fechamento do INSS, os beneficiários de Arapiraca, Girau do Ponciano e Campo Grande são obrigados s buscar atendimento na agência de Craíbas ou na capital alagoana. Vicente chegou a solicitar que a prefeitura alugue um espaço para permitir que as pessoas voltem a ser atendidas, seguindo os protocolos sanitários em vigor diante da pandemia.

“A fila de espera não para de crescer, são muitos aguardando pela perícia no INSS e essas pessoas têm algum tipo de problema de saúde que as impede de trabalhar. Manter a agência de Arapiraca sem atendimento é condenar milhares de pessoas à fome e à miséria”, complementou Vicente do Remédio.

Segundo o técnico da Agência do INSS de Arapiraca, Paulo Henrique Maranhão, antes do incêndio a abertura da agência dependia de alguns materiais de proteção contra o coronavírus, mas após o incêndio, não existe prazo definido. Ele lembra que ninguém ficou ferido no incidente, mas houve prejuízo material e precisa ser reparado.