Blogs
Vereador pede o cancelamento do contrato da prefeitura de Arapiraca com a CASAL

O vereador Pablo Fênix (PSDB) protocolou um requerimento no qual pede o cancelamento do contrato entre a prefeitura de Arapiraca e a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) pela falta da prestação de serviço a contento na capital do Agreste alagoano. Segundo o parlamentar, esta empresa não oferece solução para o problema crônico da falta d’água na cidade e região.
Pablo se mostra revoltado quando o assunto são as constantes reclamações de moradores das áreas urbana e rural sobre a falta de águas nas torneiras por dias e até semanas, além da falta de compromisso da empresa em resolver vazamentos e de investimentos que só ficam no papel. O parlamentar pede que a prefeitura cancele o contrato com a CASAL.
“Pelo contrato de concessão de exploração do serviço de água e esgoto no município arapiraquense, a CASAL é obrigada não apenas a manter a rede em permanente manutenção, mas tem a obrigação contratual de fazer o investimento necessário para atender à população. E pior, quando conserta os vazamentos nas ruas, deixa um rastro de destruição na malha de pavimentação pública sem precedentes, causando um sério prejuízo tanto para o município como para a população”, declarou.
Ainda de acordo com o parlamentar, nos últimos anos a empresa vem realizando um serviço de péssima qualidade, se limitando apenas a fazer os consertos em canos quebrados de uma rede antiga, bem acima do seu tempo de vida útil. De acordo com Pablo Fênix, na questão de esgotamento e seu tratamento, nunca investiu um centavo em todos esses anos de concessão de exploração do serviço.
“Além de não investir absolutamente nada, ainda tem a ganância e desrespeito de cobrar o serviço de esgoto em conjunto, como é o caso do Conjunto Habitacional do Agreste, onde apesar da rede existir, não tem nenhum investimento da concessionária. Como é que essa empresa cobra pelo serviço que não oferece? Isso é um descaso. Tem morador que paga apenas pelo ar que sai das torneiras, porque água não sai”, denuncia.
Para Pablo Fênix, apenas os pontos de manutenção precária da rede existente e ausência total de investimento em esgotamento, já seria motivo de sobra para a prefeitura quebrar esse contrato de concessão em vigor há muitos anos. Outro agravante, segundo o vereador, é porque em plena pandemia onde as autoridades sanitárias têm orientado a população a fazer a higienização constante das mãos com água, a falta do produto é constante na cidade.
“Como é que vamos lutar contra uma pandemia dessa que já tirou a vida de quase 250 mil pessoas em nosso Brasil, sem manter a completa higienização das mãos com a água? Como é que em uma casa onde há dez pessoas, por exemplo, elas podem manter a higienização e se proteger da doença, se a água não chega às torneiras”?

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Torcedores do ASA atacam ônibus do CSE e confusão termina com feridos, na AL 115, em Arapiraca

Sesau e SSP se unem no combate ao tabagismo entre os agentes de segurança

Com goleada para Argentina, Brasil aumenta lista de vexames na ‘Era Ednaldo’

Integrantes do Comando Vermelho são alvo de operação no sul fluminense
