Blogs

Municípios alagoanos decretam toque de recolher e cancelamento de eventos

Por Paulo Marcello 03/03/2021 07h07 - Atualizado em 03/03/2021 07h07
Por Paulo Marcello 03/03/2021 07h07 Atualizado em 03/03/2021 07h07
Municípios alagoanos decretam toque de recolher e cancelamento de eventos
Viçosa (AL) - Foto: G1/AL

Ao menos 5 cidades alagoanas já decretaram toque de recolher ou fechamento de estabelecimentos comerciais, além de cancelamento de eventos públicos e privados por conta do avanço do coronavírus e suas variantes. Nestes municípios, as medidas mais duras foram determinadas pelos prefeitos, independente do decreto estadual.

Em Viçosa, a administração municipal assinou um decreto determinando toque de recolher na cidade para tentar conter o avanço da pandemia. A medida tem validade até o dia 11 de março, mas poderá ser prorrogada.

Em Anadia, a prefeitura decretou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, igrejas, escolas e a suspensão de eventos sociais na cidade durante 15 dias. A medida expira na próxima sexta-feira (5) e poderá ser prolongada.

A prefeitura de Santa Luzia do Norte publicou decreto que limita o horário de estabelecimentos não essenciais proibindo a abertura deles entre às 8h da noite e às 5h da matina. Também está proibida a permanência de pessoas em praças e outros locais públicos na cidade. O decreto também pode ser prorrogado.

Já nesta terça-feira (2), a prefeitura de Maribondo decretou toque de recolher até o dia 15 de maio, além do uso obrigatório de máscaras por tempo indeterminado. A medida proíbe a circulação de pessoas das 8h da noite às 5h da manhã, excerto para tratamentos de saúde, farmácias, transportes de pacientes, trabalhadores de atividades essenciais e serviço de entrega. 

Por sua vez, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) orientou que a Prefeitura de Marechal Deodoro adote medidas mais restritivas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Dentre elas, estão o fechamento de praias e hotéis, toque de recolher e a suspensão temporária do funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares. A gestão terá 48 horas para informar ao Ministério Público se acatará ou não a recomendação. 

Outras medidas  

Na capital alagoana, foram suspensas as atividades na Rua Fechada, espaço de lazer de pedestres aos domingos, na orla da Ponta Verde. A decisão começou a valer no último domingo (28) e ficará em vigor durante todo o mês de março. A prefeitura avalia outras medidas de restrição.

Já em Arapiraca, a prefeitura avalia, em conjunto com o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), ações conjuntas na área da segurança pública. Segundo o prefeito Luciano Barbosa, é preciso ficar atento e a sociedade colaborar e fazer a sua parte.

Em Alagoas foram confirmados dois casos da variante brasileira (P.1) do coronavírus: um em Viçosa e o outro na cidade de Anadia.