Blogs

Projeto do vereador Fabiano Leão que prevê a castração de animais será adotado pela prefeitura de Arapiraca

Por Paulo Marcello 19/02/2021 09h09
Por Paulo Marcello 19/02/2021 09h09
Projeto do vereador Fabiano Leão que prevê a castração de animais será adotado pela prefeitura de Arapiraca
Cães abandonados - Foto: Reprodução

Projeto do vereador Fabiano Leão, após ter recebido um abaixo-assinado dos voluntários do ‘Protetores em Ação”, em 2017, será colocado em prática a partir deste ano pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Arapiraca, numa ação conjunta. Inicialmente está prevista a castração de 1.200 animais para evitar a proliferação desordenada de cães e gatos nas ruas.

Fabiano Leão lembra que este projeto busca solucionar questões de saúde pública, como o controle de natalidade de animais em situação de rua, combatendo o grande índice de abandono e maus tratos aos quais estes cães e gatos estão suscetíveis. O vereador lembra que a ação chegou a ser anunciada pelo saudoso prefeito Rogério Teófilo, em 2019.

“O assunto vinha sendo debatido e cobrado pelas entidades desde o início da gestão passada e aguardava uma solução, uma vez que os ‘Protetores em Ação’ e outros defensores dos animais não possuem recursos para castrar todos os cães e gatos nos abrigos e principalmente nas ruas”, afirmou o vereador.

Fabiano (PSDB) destacou que é de suma importância que a prefeitura coloque em ação este serviço, pois o descontrole da natalidade de animais de rua pode causar sérios riscos à saúde pública. As entidades estão agradecidas por esta decisão do Executivo, assim como o vereador que desde o início de seu mandato tem buscado apoio para estas entidades.